Adrian Aebi, CEO da Schweizer Hagel, foi nomeado para liderar a Direção da AIAG – Associação Internacional de Seguradoras da Produção Agrícola. Esta associação, que conta com 120 membros de 32 países, é a maior do mundo no setor de seguros agrícolas. A nomeação ocorreu em Roterdão, onde Aebi sucedeu Pascal Forrer, antigo CEO.
A AIAG reúne as principais seguradoras e resseguradoras especializadas em produção agrícola. Em Portugal, a Schweizer Hagel é a única companhia associada, o que, segundo a empresa, “reforça o papel do país na rede internacional de partilha de conhecimento e inovação técnica em seguros agrícolas”.
Adrian Aebi traz uma combinação de visão estratégica e experiência prática, que, segundo a Schweizer Hagel, será fundamental para o fortalecimento da AIAG e para a cooperação global no setor. Além de liderar a Schweizer Hagel, Aebi coordena a Sucursal em Portugal, que opera sob a designação Hagel – Seguros Agrícolas, com Filipe Charters de Azevedo como Mandatário Geral.
Filipe Charters sublinha que a entrada de Aebi na Direção da AIAG representa um reconhecimento internacional da Hagel e é uma vantagem para Portugal. Esta ligação direta com as instâncias internacionais do setor permitirá uma transferência mais rápida de conhecimento técnico e boas práticas, essenciais para enfrentar desafios como as alterações climáticas e o desenvolvimento de novas ferramentas de gestão de risco.
A participação ativa na AIAG é vital para acompanhar as grandes tendências globais, como a digitalização de processos e a modernização da peritagem. Charters destaca que a presença da Hagel no panorama internacional permite que o mercado português beneficie da experiência de outros países, especialmente em áreas como a utilização de dados meteorológicos e de satélite.
Adrian Aebi é agrónomo, economista e gestor, com uma vasta experiência no setor. Antes de assumir a liderança da Schweizer Hagel em 2022, foi Diretor-Adjunto do Gabinete Federal da Agricultura da Suíça. A Hagel, uma mútua suíça com mais de 140 anos de história, está presente na Suíça, França, Itália e Portugal, oferecendo uma gama de seguros, desde proteção apícola a seguros florestais.
Desde o início da sua atividade em Portugal, a Hagel já ultrapassou os 7 milhões de euros em prémios emitidos, com os seguros de colheitas a serem os mais representativos da sua carteira. O mercado português de seguros de colheitas está avaliado em cerca de 30 milhões de euros, com a Fidelidade a liderar, seguida pela CA Seguros, que tem uma forte presença no setor vitivinícola.
Leia também: O impacto das alterações climáticas nos seguros agrícolas.
seguradores agrícolas seguradores agrícolas seguradores agrícolas seguradores agrícolas seguradores agrícolas Nota: análise relacionada com seguradores agrícolas.
Leia também: Indie Seguros expande para Espanha com parceria com a Hiscox
Fonte: ECO





