Juros da dívida britânica atingem máximos em 27 anos

Os juros da dívida britânica de longo prazo dispararam para níveis que não se viam há 27 anos, um desenvolvimento que levanta preocupações sobre a saúde orçamental do país. Esta manhã, a taxa a 30 anos subiu 5 pontos base, atingindo 5,7%. Simultaneamente, a libra esterlina desvalorizou mais de 1%, situando-se em 1,34 dólares, de acordo com informações da Bloomberg.

Este aumento dos juros da dívida britânica ocorre num contexto de pressão sobre o Governo, liderado pela ministra das Finanças, Rachel Reeves, que enfrenta a difícil tarefa de cortar custos ou aumentar impostos. A situação torna-se ainda mais complicada, uma vez que o Governo já recuou em algumas reformas sociais, após críticas por parte dos deputados trabalhistas.

Mohit Kumar, analista da Jefferies International, afirma que “o aumento de impostos é inevitável, mas estamos a atingir um ponto em que mais aumentos podem ser contraprodutivos”. Esta análise reflete a crescente preocupação sobre como as decisões fiscais podem impactar a economia britânica.

O líder do Partido Trabalhista, Keir Starmer, defende que o financiamento nos mercados deve ser direcionado apenas para investimento, enquanto a despesa corrente do Estado deve ser sustentada pelas receitas fiscais. Starmer ambiciona alcançar este objetivo em cinco anos, mas a subida dos juros da dívida britânica poderá limitar as opções orçamentais do Governo.

Dominic Bunning, do Nomura, alerta que “os problemas orçamentais no Reino Unido não vão desaparecer”, e a recente subida dos juros pode restringir o espaço orçamental disponível. Este cenário tem suscitado comparações com os desafios enfrentados pelo Governo da ex-primeira-ministra Liz Truss em 2022, embora existam diferenças significativas. Há três anos, os juros dispararam 50 pontos base numa única sessão, enquanto a atual subida tem sido gradual e não se restringe apenas ao Reino Unido.

Leia também  Mediador de seguros detido por burla de 800 mil euros

Nos últimos 12 meses, os juros da dívida a 30 anos britânica aumentaram mais de 100 pontos base, enquanto a dívida alemã e norte-americana subiram cerca de 80 pontos. Esta semana, o Reino Unido irá aos mercados para vender dívida a 10 anos, e os juros subiram 4 pontos base, situando-se agora em 4,8%.

Leia também: O impacto das taxas de juros na economia global.

juros da dívida britânica juros da dívida britânica Nota: análise relacionada com juros da dívida britânica.

Leia também: Ouro atinge recorde histórico acima dos 3.500 dólares por onça

Fonte: Sapo

Não percas as principais notícias e dicas de Poupança

Não enviamos spam! Leia a nossa política de privacidade para mais informações.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Back To Top