Reino Unido expulsará estudantes estrangeiros sem visto válido

O Governo do Reino Unido iniciou um processo de comunicação com estudantes estrangeiros, alertando-os de que poderão ser expulsos do país caso os seus vistos expirem. A informação foi divulgada pela BBC, que revelou que cerca de dez mil estudantes já receberam mensagens diretas sobre a situação dos seus vistos.

Na mensagem enviada, as autoridades britânicas afirmam: “Se não tem o direito legal de permanecer no Reino Unido, deve sair. Caso contrário, iremos retirá-lo. Se fizer um pedido de asilo infundado, será rejeitado rápida e decisivamente.” Esta abordagem visa reforçar a necessidade de regularização da situação dos estudantes estrangeiros, que frequentemente solicitam asilo após a expiração das suas autorizações.

Além dos dez mil estudantes já contactados, dezenas de milhares de outros deverão receber a mesma notificação nos próximos meses, especialmente durante o outono, uma época em que os pedidos de asilo tendem a aumentar. O Ministério do Interior britânico justifica esta medida como parte dos esforços para controlar a imigração, apontando para um aumento “alarmante” no número de estudantes que, após entrarem legalmente no país, solicitam asilo.

A BBC reporta que, pela primeira vez, o Governo britânico contactou os estudantes através de mensagens de texto e correio eletrónico, estimando que cerca de 130 mil estudantes estrangeiros possam ser afetados por esta nova política. Embora muitos pedidos de asilo sejam legítimos, as autoridades estão preocupadas com o crescente número de estudantes que tentam permanecer no Reino Unido através deste mecanismo.

Entre janeiro e junho de 2025, foram registados 43.600 requerentes de asilo que chegaram ao Reino Unido em pequenas embarcações, representando 39% do total de pedidos. Além disso, 41.100 pedidos de asilo foram feitos por pessoas que entraram legalmente com visto, com os estudantes estrangeiros a constituírem o maior grupo entre eles.

Leia também  Encargos com PPP aumentam 25% para 1,5 mil milhões em 2026

A secretária do Interior britânica, Yvette Cooper, afirmou recentemente no Parlamento que o Governo está a planear “reformas radicais” para modernizar o sistema de asilo e reforçar a segurança nas fronteiras. O objetivo principal será realizar uma “revisão abrangente” do mecanismo de recurso, além de eliminar a utilização de hotéis para migrantes.

Leia também: O impacto das novas políticas de imigração no Reino Unido.

estudantes estrangeiros Nota: análise relacionada com estudantes estrangeiros.

Leia também: Blip recruta 250 colaboradores no Porto até ao final do ano

Fonte: Sapo

Não percas as principais notícias e dicas de Poupança

Não enviamos spam! Leia a nossa política de privacidade para mais informações.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Back To Top