Yuan atinge maior valorização face ao dólar desde 2016

O yuan chinês alcançou o seu valor mais alto em relação ao dólar norte-americano desde a eleição de Donald Trump, refletindo a disposição de Pequim em permitir um fortalecimento gradual da sua moeda. Desde o início do ano, a valorização do yuan foi de 2,3%, fixando-se em 7,14 yuan por dólar.

Analistas do Financial Times indicam que esta valorização pode ter repercussões nas negociações comerciais entre a China e os Estados Unidos. Durante o seu primeiro mandato, Trump acusou a China de manipulação cambial, o que torna este movimento ainda mais significativo. Mitul Kotecha, responsável pela estratégia cambial do Barclays, comentou que este é um sinal claro para os Estados Unidos, sublinhando que a China pretende demonstrar que não está a desvalorizar a sua moeda.

Apesar da valorização do yuan, a moeda tem apresentado um desempenho inferior em comparação com outras moedas importantes, como o euro e o iene, que valorizaram 13,2% e 6,2%, respetivamente, face ao dólar. Andrew Tilton, economista-chefe do Goldman Sachs para a Ásia-Pacífico, sugere que as autoridades dos EUA podem estar a incentivar outros países a permitir a valorização das suas moedas.

A estabilidade do yuan em relação ao dólar, que está em queda, beneficia as exportações chinesas, mas também pressiona os setores industriais de outros países, cujas moedas mais fortes tornam as suas exportações mais caras para o mercado norte-americano. O excedente comercial da China atingiu 685,5 mil milhões de dólares (cerca de 585 mil milhões de euros) nos primeiros sete meses deste ano, prevendo-se que se aproxime de um bilião de dólares em 2024. Este excedente, segundo economistas, é um dos fatores que sustentam a valorização do yuan.

Tilton observou que, em geral, um excedente comercial tão elevado deveria levar a uma evolução da taxa de câmbio em direção ao equilíbrio. Ele acrescentou que o yuan parece estar subvalorizado com base em indicadores tradicionais. A China tem ambições de longo prazo para aumentar a utilização internacional do yuan e, num cenário de volatilidade do dólar, a manutenção de uma política de estabilidade cambial pode tornar a moeda mais atrativa para investidores estrangeiros.

Leia também  Índices de Ações dos EUA em Queda com Dados Económicos Mistos

Edmund Goh, diretor de investimentos em obrigações da Aberdeen, afirmou que há um desejo de incentivar investidores estatais e soberanos a considerar o yuan como uma alternativa viável. Se o yuan conseguir manter-se forte num ambiente instável, isso poderá representar uma boa oportunidade para os investidores.

O recente aumento das ações cotadas na China continental também tem contribuído para a valorização do yuan, conforme indicado por Jason Pang, gestor de carteiras da JPMorgan Asset Management. No entanto, Chi Lo, estratega sénior da BNP Paribas Asset Management, alertou que apenas um aumento significativo do investimento estrangeiro em ativos chineses poderá levar a moeda a níveis abaixo dos sete yuan por dólar. Para isso, será necessário resolver problemas estruturais no mercado imobiliário e combater a deflação, o que exigirá uma política económica mais assertiva.

Leia também: O impacto do yuan nas relações comerciais globais.

valorização do yuan Nota: análise relacionada com valorização do yuan.

Leia também: Bondalti investe 41 milhões na modernização da fábrica em Estarreja

Fonte: Sapo

Não percas as principais notícias e dicas de Poupança

Não enviamos spam! Leia a nossa política de privacidade para mais informações.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Back To Top