A Mota-Engil, uma das principais construtoras portuguesas, venceu o leilão para a construção, operação e manutenção do túnel que ligará as cidades de Santos e Guarujá, no litoral de São Paulo, Brasil. Este projeto, que representa um investimento de cerca de 1,1 mil milhões de euros, marcará a estreia do primeiro túnel imerso no Brasil e será o maior da América Latina. O contrato terá uma duração de 30 anos.
Os envelopes com as propostas das empresas candidatas foram abertos na passada sexta-feira na sede da bolsa B3, em São Paulo. A Mota-Engil superou a concorrência da espanhola Acciona, que optou por não oferecer qualquer desconto. A empresa portuguesa, por sua vez, apresentou uma proposta com um desconto de 0,5% sobre a prestação anual, que ronda os 68,8 milhões de euros (cerca de 438,4 milhões de reais) que o governo brasileiro irá pagar ao longo da concessão.
O túnel terá uma extensão total de 1,5 quilómetros, dos quais 870 metros serão em imersão, com três faixas de rodagem em cada sentido. Este novo trajeto permitirá uma travessia de apenas cinco minutos, em contraste com a atual alternativa rodoviária, que demora quase uma hora. Para além de veículos, o túnel será também utilizado por motas, camiões, bicicletas e peões, melhorando significativamente a mobilidade na região.
As obras estão previstas para começar no início do próximo ano, com a inauguração agendada para 2030. Este projeto é um marco importante para a Mota-Engil, que no primeiro semestre deste ano registou lucros de 59 milhões de euros, um aumento de 20% em relação ao mesmo período do ano anterior. A carteira de encomendas da empresa atingiu os 14,7 mil milhões de euros nos primeiros seis meses de 2023, excluindo contratos de 1,36 mil milhões de euros assinados após junho, em países como Portugal, México, Ruanda e Angola, onde a Mota-Engil irá construir a primeira fase das infraestruturas da marginal da Corimba.
Leia também: O impacto das grandes obras na economia local.
Mota-Engil Brasil Mota-Engil Brasil Mota-Engil Brasil Mota-Engil Brasil Mota-Engil Brasil Nota: análise relacionada com Mota-Engil Brasil.
Leia também: Leilões de casas em Portugal: Vantagens e cuidados essenciais
Fonte: ECO





