O Gabinete de Prevenção e Investigação de Acidentes com Aeronaves e de Acidentes Ferroviários (GPIAAF) revelou que o plano de manutenção do elevador da Glória, em Lisboa, “estava em dia” antes do trágico acidente que ocorreu na quarta-feira, resultando em 16 mortos e 22 feridos. De acordo com a nota informativa divulgada, na manhã do acidente foi realizada uma inspeção visual programada, que não identificou qualquer anomalia nos cabos ou nos sistemas de travagem das carruagens.
O GPIAAF explicou que o elevador da Glória está sujeito a um plano de manutenção rigoroso, que é executado pelo prestador de serviços. Este plano inclui diferentes níveis de intervenção, que variam desde grandes revisões a cada quatro anos até inspeções visuais diárias. O objetivo é garantir a segurança e a funcionalidade do elevador, muito utilizado por turistas e residentes.
Na nota, o GPIAAF destacou que, até ao momento, as evidências observadas confirmam que a manutenção estava em conformidade. A inspeção realizada na manhã do acidente não detetou problemas nos sistemas de segurança. O organismo também informou que o sistema de emergência, que deveria cortar a energia em caso de falha do cabo, funcionou como esperado, permitindo a aplicação automática do freio pneumático.
Contudo, a investigação ainda não conseguiu confirmar se o sistema de aplicação automática do freio pneumático funcionou corretamente no momento do acidente. O GPIAAF sublinhou que, apesar de os freios terem sido rapidamente acionados pelo guarda-freio da cabina n.º 1, a configuração existente não permitiu que os freios imobilizassem as cabinas em movimento de forma eficaz. Isso deve-se ao fato de que a massa das cabinas não estava equilibrada, o que comprometeu a segurança do sistema.
O elevador da Glória, que liga os Restauradores ao Jardim de São Pedro de Alcântara, é uma das atrações turísticas mais populares de Lisboa, percorrendo uma distância de 276 metros. A tragédia levanta questões sobre a segurança e a manutenção de infraestruturas que são essenciais para o transporte urbano na capital.
Leia também: O impacto do acidente do elevador da Glória na segurança dos transportes em Lisboa.
elevador da Glória Nota: análise relacionada com elevador da Glória.
Leia também: Cabo do elevador da Glória cedeu, revela relatório preliminar
Fonte: Sapo