A APICCAPS, a associação que representa os industriais do calçado em Portugal, tem como objetivo colocar os Estados Unidos entre os três principais destinos de exportação do calçado português até ao final da década. Esta ambição surge num contexto em que as exportações para o mercado norte-americano já duplicaram na última década.
Paulo Gonçalves, porta-voz da APICCAPS, destacou durante a feira MICAM, realizada em Milão, que a evolução das exportações para os EUA é um sinal positivo. “Estamos sempre dependentes da evolução dos mercados internacionais, mas na última década nós duplicámos as nossas exportações para os EUA”, afirmou. O setor está agora a reforçar a aposta neste mercado, especialmente após a assinatura de um acordo aduaneiro entre a União Europeia e os EUA, que estabelece uma tarifa de 15% sobre produtos europeus.
Este acordo aduaneiro poderá colocar os EUA entre os três principais destinos do calçado português, uma vez que as tarifas para outros concorrentes são significativamente mais altas. Gonçalves sublinhou que “o cenário é agora consideravelmente melhor”, uma vez que países como a Índia e o Brasil enfrentam tarifas de 50%, a China de 30% e o México de 25%. “Na cena competitiva internacional nós até ficámos relativamente bem posicionados”, acrescentou.
No entanto, a concorrência poderá aumentar se esses países intensificarem as suas exportações para mercados estratégicos para Portugal, um fator que ainda não é possível avaliar com precisão. Na mesma feira, o secretário de Estado da Economia, João Rui Ferreira, manifestou otimismo em relação à competitividade da indústria portuguesa, sublinhando que o acordo aduaneiro traz vantagens para o país. O Governo defende que este não é o momento de desinvestir no mercado norte-americano, mas sim de aproveitar a tarifa inferior em comparação com outros mercados.
A MICAM, que celebra a sua centésima edição, conta com a presença de mais de mil marcas e espera cerca de 42 mil visitantes. Entre elas, estão 42 empresas portuguesas. De acordo com dados da APICCAPS, no primeiro semestre de 2025, as exportações de calçado português aumentaram 3,7% em valor, totalizando 843 milhões de euros. Entre janeiro e junho, foram exportados 36 milhões de pares, um aumento de 5,4%.
Em 2024, as exportações do setor do calçado atingiram 2.147 milhões de euros. No ano passado, Portugal produziu 80 milhões de pares de sapatos, dos quais 68 milhões foram exportados, gerando um valor de 1.724 milhões de euros. O calçado português foi comercializado em mais de 170 países, com Belize a ser o mais recente destino. O Plano Estratégico do Cluster do calçado prevê um investimento de 600 milhões de euros até 2030.
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calçado português Nota: análise relacionada com calçado português.
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Fonte: Sapo