Portugal destaca-se na produção de componentes automóveis

Um grupo de sete empresas portuguesas está a marcar presença na IAA Mobility, a principal feira mundial dedicada à mobilidade, inovação e tecnologia automóvel, que decorre em Munique entre 8 e 12 de setembro. Esta participação é apoiada pela AEP – Associação Empresarial de Portugal e pela AFIA – Associação de Fabricantes para a Indústria Automóvel, que destacam que 98% dos modelos automóveis produzidos na Europa incorporam componentes feitos em Portugal.

Luís Miguel Ribeiro, presidente do Conselho de Administração da AEP, sublinha a competitividade da indústria portuguesa de componentes automóveis. “Os dados mostram que cerca de 98% dos modelos automóveis produzidos na Europa têm componentes feitos em Portugal. Este número evidencia a força do nosso setor”, afirma.

A IAA Mobility é um evento crucial para a indústria, reunindo a cadeia de valor da mobilidade. É uma oportunidade para as empresas analisarem estratégias, investimentos, fornecedores e potenciais parceiros. A Alemanha, um mercado altamente exigente e inovador, é um dos principais destinos para as empresas portuguesas. Desde 2016, a AEP organiza participações regulares em feiras no mercado alemão, especialmente no setor automóvel, reconhecendo as oportunidades de negócios que este país oferece.

Em 2024, a indústria de componentes automóveis em Portugal alcançou um volume de negócios de 14,3 mil milhões de euros, consolidando a sua importância no setor exportador nacional. As exportações atingiram 12,1 mil milhões de euros, com a Espanha a ser o principal destino, enquanto a Alemanha se manteve como o segundo maior mercado, representando 23,3% da procura internacional pelos componentes produzidos em Portugal.

A produção automóvel global, em 2024, totalizou 92,5 milhões de veículos, com a Europa a contribuir com 17,2 milhões. A Alemanha destacou-se como o maior produtor europeu, fabricando 4,1 milhões de veículos, o que a coloca na 7.ª posição mundial no setor automóvel.

Leia também  Crescimento das exportações portuguesas em tempos de incerteza

Nesta edição da IAA Mobility, que marca a 4.ª participação coletiva da AEP/AFIA, Munique transforma-se num verdadeiro centro de mobilidade, com iniciativas como o Open Space e o IAA Experience, onde os participantes podem não só observar, mas também testar soluções de mobilidade sustentáveis.

As empresas presentes na IAA Mobility incluem a ALLIED MOTION Portugal, EPALFER, INCOMPOL, MAXIPLÁS, PLASTIFA, SOPAIS e TrimNW, todas focadas na produção de componentes e acessórios para veículos a motor.

Além disso, o projeto Business on the Way (BOW) promoveu a participação de 180 empresas em 27 ações em 20 mercados distintos, incluindo a Alemanha, reforçando a estratégia de internacionalização das PME portuguesas. Desde 1990, a AEP tem organizado inúmeras ações de internacionalização, contribuindo para o crescimento do setor.

Leia também: O impacto da indústria automóvel na economia portuguesa.

componentes automóveis componentes automóveis componentes automóveis Nota: análise relacionada com componentes automóveis.

Leia também: Comissões dos mediadores de seguros aumentam 17% em 2024

Fonte: Sapo

Não percas as principais notícias e dicas de Poupança

Não enviamos spam! Leia a nossa política de privacidade para mais informações.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Back To Top