O escrutínio sobre a empresa responsável pela manutenção do Elevador da Glória continua a ser um tema relevante na imprensa portuguesa. A MNTC, a empresa encarregue dessa manutenção, teve a sua sede social durante uma década num parque tecnológico em Monte da Caparica, onde nunca funcionou. Este parque, ligado à Universidade Nova de Lisboa, confirmou que não possui qualquer contrato com a MNTC, que opera sob a marca Main, nem com a Geratriz, ambas pertencentes aos mesmos donos. A única ligação que a Geratriz teve com o parque foi um acordo de cedência de espaço em 2010. Recentemente, a Carris assinou um novo contrato com a MNTC, que agora tem a sua sede em Almada, onde realmente possui instalações.
Em outra frente, o Governo está prestes a concluir o Programa Edifícios + Sustentáveis, que visa incentivar a instalação de janelas eficientes. Este programa, que oferece “cheques” para a instalação de janelas eficientes, painéis solares e bombas de calor, está a ser avaliado e a previsão é que finalize em outubro. Até agora, foram apresentadas 80 mil candidaturas, das quais 2.950 ainda não foram analisadas. Este número representa uma diminuição significativa, já que há um mês ainda existiam cerca de dez mil candidaturas por avaliar.
Além disso, o ex-conselheiro do Chega, João Rogério Silva, foi condenado a dois anos de prisão, com pena suspensa, por ter atacado um rival do partido. O incidente, que ocorreu em Oliveira do Hospital, foi motivado por questões políticas e o ex-conselheiro já anunciou a intenção de recorrer da decisão.
Por outro lado, Henrique Gouveia e Melo, ex-Chefe do Estado-Maior da Armada e candidato à presidência, está a conseguir apoios dentro do Partido Socialista, embora o partido não esteja oficialmente a discutir a corrida a Belém. Entre os apoiantes de Gouveia e Melo, destacam-se autarcas de várias câmaras, embora António José Seguro, outro candidato socialista, continue a ser o preferido por muitos presidentes em funções.
Por fim, o preço do ouro continua a subir, com o grama a ultrapassar os 100 euros pela primeira vez. Este aumento é impulsionado pela incerteza económica e geopolítica, com a onça de ouro a ser negociada acima dos 3.600 dólares. Especialistas afirmam que os fundamentos atuais indicam que o ouro poderá manter-se em níveis elevados, enquanto o negócio do ouro físico também está a crescer, com novas lojas a abrir em Portugal.
Leia também: O impacto da inflação nos investimentos em ouro.
janelas eficientes janelas eficientes janelas eficientes Nota: análise relacionada com janelas eficientes.
Leia também: Ucrânia sob ataque: Kiev denuncia mísseis e drones russos
Fonte: ECO





