Ministro da Educação assegura aulas garantidas em 98% das escolas

O ministro da Educação, Ciência e Inovação, Fernando Alexandre, afirmou esta quarta-feira que em pelo menos 98% das escolas os alunos terão acesso a aulas em todas as disciplinas, uma vez que todos os professores estão já colocados. Esta declaração foi feita numa entrevista à Antena 1, na véspera do início de mais um ano letivo.

Fernando Alexandre sublinhou que “98% ou 99% das escolas têm os professores colocados”, garantindo assim que os alunos poderão contar com aulas em todas as matérias. Embora o número exato de alunos sem todas as disciplinas ainda não tenha sido calculado, o ministro assegurou que as necessidades das escolas são “muito inferiores” ao número de professores profissionalizados que ainda não foram colocados.

Atualmente, existem “mais de 20 mil professores profissionalizados não colocados”, com a maioria a residir no norte do país. As necessidades de docentes concentram-se, essencialmente, nas áreas de Lisboa, Alentejo e Algarve, onde os custos de habitação e deslocação se tornam um desafio significativo. Neste momento, Fernando Alexandre indicou que existem cerca de mil horários completos por preencher nas escolas.

De acordo com estimativas da Fenprof, baseadas em pedidos de escolas que ainda não tinham professores atribuídos até segunda-feira, cerca de 276 mil alunos poderão ser afetados. Deste total, mais de quatro mil são crianças do 1.º ciclo que correm o risco de iniciar o ano letivo sem professor. Para os sindicatos, é fundamental tornar a profissão docente mais atrativa. Em resposta a esta situação, o ministério anunciou que irá iniciar, ainda este mês, o processo negocial para rever o Estatuto da Carreira Docente.

Além disso, o ministro abordou a questão da falta de vagas no ensino pré-escolar, informando que a tutela irá assinar contratos de associação para aumentar as vagas na rede pública. As aulas estão agendadas para começar no final desta semana, abrangendo 1,6 milhões de crianças e jovens, desde o pré-escolar até ao ensino secundário.

Leia também  BE propõe travar aumento das propinas no OE2026

Leia também: O impacto da falta de professores no ensino em Portugal.

professores colocados professores colocados professores colocados professores colocados Nota: análise relacionada com professores colocados.

Leia também: Governo critica Lisboa por falhas no alojamento de professores

Fonte: ECO

Não percas as principais notícias e dicas de Poupança

Não enviamos spam! Leia a nossa política de privacidade para mais informações.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Back To Top