A Euronext anunciou recentemente os resultados da revisão anual do PSI, o principal índice das empresas cotadas em Portugal. A partir do dia 22 de setembro de 2025, o índice irá contar com 16 títulos, com o regresso da Teixeira Duarte, uma das empresas mais emblemáticas do país.
Para que uma empresa possa fazer parte do PSI, a Euronext estabelece critérios rigorosos. Um dos principais requisitos é que a empresa tenha um valor de mercado em free float de, pelo menos, 100 milhões de euros. No entanto, existe uma exceção: durante as revisões trimestrais, esse valor pode ser reduzido para 75 milhões, sem que a empresa tenha de ser excluída do índice. Apenas na revisão anual é que uma cotada pode ser removida se não cumprir o critério dos 100 milhões em free float.
Além disso, cada empresa que faz parte do PSI deve ter pelo menos 15% do seu capital em free float. Contudo, a Euronext permite que duas empresas no índice possam ter entre 10% e 15% de capital em free float durante a revisão anual, o que oferece alguma flexibilidade às cotadas.
O PSI passou a ter 15 títulos após a saída da Greenvolt, que foi despromovida no final do ano passado. A Greenvolt deixou de estar listada na bolsa após a sua aquisição pela Gamma Lux Aggregator, uma entidade gerida pela Kohlberg Kravis Roberts (KKR).
É importante notar que a Euronext reserva-se o direito de alterar a seleção de empresas do índice até à publicação dos dados finais, que ocorrerá após o fecho dos mercados no dia 17 de setembro de 2025. Isso significa que qualquer evento que ocorra após essa data não resultará na substituição de empresas que possam ser removidas da seleção final.
O regresso da Teixeira Duarte ao PSI é um sinal positivo para o mercado, refletindo a confiança dos investidores na empresa e na sua capacidade de crescimento. A inclusão no índice pode também aumentar a visibilidade da empresa e atrair novos investidores.
Leia também: O impacto das revisões anuais nos índices de mercado.
Teixeira Duarte PSI Teixeira Duarte PSI Teixeira Duarte PSI Teixeira Duarte PSI Teixeira Duarte PSI Nota: análise relacionada com Teixeira Duarte PSI.
Leia também: PSI encerra em alta impulsionado pela EDP antes da decisão do BCE
Fonte: Sapo