Congresso da OROC no Porto discute IA e supervisão da auditoria

O impacto da inteligência artificial (IA) e os desafios da supervisão estarão em destaque no XV Congresso da Ordem dos Revisores Oficiais de Contas (OROC), que se realiza nos dias 23 e 24 de outubro no Palácio da Bolsa, no Porto. Este evento, que tem como tema “NextGen”, promete reunir centenas de participantes, incluindo revisores oficiais de contas, auditores e representantes de diversas instituições do Estado e setores da economia.

O congresso visa debater os principais temas que moldam o presente e o futuro da auditoria em Portugal e na Europa. Virgílio Macedo, bastonário da OROC, sublinha a importância de inspirar as novas gerações de auditores e reforçar o papel crucial da profissão no desenvolvimento económico e social. A presença de figuras proeminentes do setor, como Luís Laginha de Sousa, presidente da Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM), e Jens Poll, presidente da Accountancy Europe, promete enriquecer as discussões.

Além destes, estarão também presentes Carlos Abade, presidente do Conselho Diretivo do Turismo de Portugal, e Paulo Portas, antigo ministro dos Negócios Estrangeiros. Maria Luís Albuquerque, comissária europeia para os Serviços Financeiros, também marcará presença, contribuindo para um debate mais amplo sobre as exigências e oportunidades que a IA traz para a auditoria.

Os painéis programados para os dois dias do congresso abordarão temas cruciais, como as oportunidades e desafios da IA na auditoria, a supervisão da auditoria no contexto europeu e as exigências em torno do reporte da sustentabilidade. O novo contexto geopolítico e as tendências futuras também estarão em foco, refletindo a necessidade de adaptação do setor às novas realidades.

Este congresso é uma oportunidade única para os profissionais da auditoria se atualizarem sobre as últimas tendências e desafios que a profissão enfrenta. A IA, em particular, está a transformar a forma como os auditores trabalham, e a discussão sobre a sua aplicação será fundamental para o futuro da auditoria em Portugal e na Europa.

Leia também  Intenções de contratação em Portugal abrandam pelo segundo trimestre

Leia também: O papel da IA na transformação digital das empresas.

Congresso OROC Congresso OROC Congresso OROC Congresso OROC Congresso OROC Nota: análise relacionada com Congresso OROC.

Leia também: Trump pede não-violência após morte de Charlie Kirk

Fonte: ECO

Não percas as principais notícias e dicas de Poupança

Não enviamos spam! Leia a nossa política de privacidade para mais informações.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Back To Top