A segunda fase do Concurso Nacional de Acesso ao Ensino Superior público revelou um panorama preocupante: 9.313 vagas ficaram por ocupar. Este ano, 8.824 estudantes conseguiram ser colocados, o que representa um aumento de 10% em relação aos 795 do ano anterior. No total, 16.594 candidatos participaram nesta fase do concurso.
As áreas que mais sentiram a falta de preenchimento foram Engenharia e Técnicas Afins, com 2.030 vagas disponíveis, seguidas por Ciências Empresariais, que deixou 1.567 lugares por preencher, e Serviços Pessoais, com 1.078 vagas. Mesmo áreas tradicionalmente populares, como Direito, ainda têm 13 vagas disponíveis. Ciências da Vida, que também é bastante procurada, apresenta 568 lugares não ocupados, enquanto Ciências Veterinárias, Matemática e Estatística e Informação e Jornalismo têm, respetivamente, 85, 94 e 75 vagas ainda disponíveis.
Na primeira fase do concurso, 43.899 estudantes foram colocados, dos quais 39.498, ou seja, 90%, efetivaram a matrícula e inscrição. Para esta segunda fase, foram lançadas 15.903 vagas, incluindo 2.167 vagas que foram libertadas por candidatos que já se tinham matriculado na primeira fase e que foram posteriormente colocados nesta fase, além de 67 vagas adicionais.
Os estudantes que foram colocados nesta fase têm agora entre 15 e 17 de setembro para efetuar a matrícula e inscrição na instituição de ensino superior onde foram colocados. O encerramento do concurso deste ano ainda não está completo, pois cada universidade e politécnico poderá decidir abrir uma terceira fase do concurso. O Ministério da Educação, Ciência e Inovação esclareceu que, caso uma instituição opte por abrir esta fase, o número de vagas a concurso será igual ou inferior às vagas sobrantes da segunda fase, acrescidas das vagas não ocupadas por estudantes que não realizaram a matrícula.
As vagas disponíveis na terceira fase do concurso serão divulgadas a 22 de setembro no site da Direção-Geral do Ensino Superior. As candidaturas para esta fase poderão ser apresentadas entre 23 e 25 de setembro através do sistema online da DGES.
A diminuição do número de estudantes no Ensino Superior este ano pode estar relacionada com a reintrodução dos exames no Ensino Secundário, que parece ter gerado um desajuste entre a oferta e a procura. Esta situação levanta questões sobre o futuro do Ensino Superior em Portugal e a adequação das áreas de formação às necessidades do mercado.
Leia também: O impacto da reintrodução dos exames no Ensino Secundário.
vagas Ensino Superior vagas Ensino Superior vagas Ensino Superior vagas Ensino Superior vagas Ensino Superior Nota: análise relacionada com vagas Ensino Superior.
Leia também: Quarto melhor mestrado em Gestão é na Nova SBE, Carcavelos
Fonte: Sapo