A indústria de videojogos continua a mostrar um potencial imenso, superando os lucros da indústria cinematográfica e musical combinadas. Em 2022, o valor do gaming foi estimado em quase 170 mil milhões de euros, e segundo a análise da PwC, os lucros poderão atingir cerca de 257 mil milhões em 2029, com um crescimento anual de 5,7%. Este crescimento é impulsionado, em grande parte, pelos jogos mobile e free-to-play.
Em Portugal, a indústria de videojogos gerou quase 50 milhões de euros em 2023, consolidando o país como um polo atrativo para talento e investimento, especialmente para estúdios internacionais. Este ambiente favorável deve-se a um ecossistema tecnológico em expansão. É neste contexto que Lisboa se prepara para receber a SBC Summit, que decorrerá de 16 a 19 de setembro, reunindo especialistas e entusiastas do setor.
A organização do evento prevê que esta edição será a maior de sempre, com um aumento de 20% em relação ao ano anterior, atraindo 30 mil participantes de 130 países. Este alcance internacional sem precedentes será acompanhado por palcos dedicados a mercados globais e emergentes. Entre os oradores de destaque estão o empreendedor norte-americano Gary Vaynerchuck e Randi Zuckerberg, irmã de Mark Zuckerberg, além de ícones do desporto mundial.
Um dos pontos altos da SBC Summit será o lançamento das Tech Academies, que oferecerão experiências práticas em áreas como Inteligência Artificial, blockchain, gamificação e marketing. Expositores de renome, como 1xBet, Altenar, Amusnet e EveryMatrix, também marcarão presença, contribuindo para a diversidade do evento.
Rasmus Sojmark, CEO e fundador da SBC, expressou grande expectativa para este regresso a Lisboa, sublinhando as novidades que a segunda edição trará. “Temos novos palcos sobre mercados globais e emergentes, além de academias dedicadas à IA e ao marketing”, afirmou Sojmark.
Com o crescimento contínuo da indústria de videojogos, eventos como a SBC Summit são fundamentais para promover o networking e a troca de conhecimentos, solidificando ainda mais a posição de Portugal no mapa global do gaming. Leia também: O impacto da tecnologia no futuro dos videojogos.
indústria de videojogos indústria de videojogos Nota: análise relacionada com indústria de videojogos.
Leia também: Primeiro-ministro francês desiste de cortar feriados
Fonte: Sapo