Euro atinge 1,18 dólares, o valor mais alto em quatro anos

O euro ultrapassou a barreira dos 1,18 dólares, atingindo um máximo que não se via desde setembro de 2021. Este aumento ocorre após uma recuperação na confiança dos investidores na Alemanha e na zona euro, que se manifestou em setembro, após um mês de agosto marcado por incertezas.

Às 10:00 GMT (11:00 em Lisboa), o euro era negociado a 1,1817 dólares, uma subida em relação aos 1,1755 dólares registados nas últimas horas de negociação do dia anterior. Este movimento no mercado de câmbio reflete uma melhoria significativa no índice de confiança dos investidores na Alemanha, que subiu 2,6 pontos, alcançando os 37,3 pontos, segundo dados do Centro para a Pesquisa Económica Europeia (ZEW).

Achim Wambach, presidente do instituto ZEW, comentou que, apesar do otimismo cauteloso dos especialistas financeiros, a situação económica continua a apresentar desafios. “O índice ZEW estabilizou-se, mas a situação económica piorou”, afirmou. No entanto, as expectativas em relação à conjuntura da zona euro e a avaliação da situação económica atual mostraram uma tendência de melhoria em setembro.

Os mercados também estão a antecipar um possível corte nas taxas de juro pela Reserva Federal dos EUA (Fed) na próxima quarta-feira. Embora as expectativas tenham aumentado para um corte mais acentuado de 50 pontos base na semana passada, a incerteza em torno da política monetária norte-americana tem contribuído para a desvalorização do dólar.

Durante o dia, o euro foi negociado numa faixa entre 1,1758 e 1,1817 dólares, refletindo a volatilidade típica dos mercados cambiais. Este desempenho do euro é um sinal positivo para a economia da zona euro, que continua a enfrentar desafios, mas mostra sinais de recuperação.

Leia também: O impacto das taxas de juro na economia europeia.

Leia também  Futuros do S&P 500 em queda com incertezas sobre taxas de juro

Leia também: Ações da Tesla sobem pelo sexto dia consecutivo

Fonte: Sapo

Não percas as principais notícias e dicas de Poupança

Não enviamos spam! Leia a nossa política de privacidade para mais informações.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Back To Top