A bolsa de Nova Iorque fechou a sessão desta sexta-feira em terreno negativo, com perdas ligeiras nos principais índices. O Dow Jones registou uma queda de 0,27%, terminando em 35.758,27 pontos. O S&P 500 perdeu 0,13%, fechando em 6.607,02 pontos, enquanto o Nasdaq, que é mais focado em tecnologia, recuou 0,07%, terminando em 22.333,96 pontos.
O foco dos investidores está na próxima decisão da Fed, que poderá marcar o início de um ciclo de cortes nas taxas de juro. Espera-se que a Reserva Federal norte-americana anuncie uma redução de 25 pontos base na sua reunião, que começou esta terça-feira e se estende por dois dias. Este corte é visto como uma resposta à deterioração do mercado de trabalho nos Estados Unidos.
Os dados económicos mais recentes indicam um abrandamento, o que tem gerado uma crescente expectativa em torno da decisão da Fed. Os analistas acreditam que a Reserva Federal poderá reduzir as taxas de juro em até 100 pontos base até ao primeiro trimestre de 2026, após ter mantido as taxas entre 4,25% e 4,50% durante cinco reuniões consecutivas.
A desvalorização do dólar também reflete estas expectativas, com os investidores a anteciparem que o presidente da Fed, Jerome Powell, e a sua equipa possam iniciar um ciclo de cortes. A atenção está, portanto, centrada na reunião do Comité de Mercado Aberto da Reserva Federal (FOMC), onde serão anunciadas as decisões sobre as taxas de juro.
Leia também: O impacto das taxas de juro na economia global.
decisão da Fed decisão da Fed decisão da Fed Nota: análise relacionada com decisão da Fed.
Leia também: Ações da Steel Dynamics destacam-se no S&P 500
Fonte: Sapo