Digitalização: Formação e literacia são essenciais, afirma especialista

A digitalização é um fenómeno que está a transformar a sociedade e as empresas, e a formação e a literacia emergem como elementos cruciais para enfrentar os desafios que esta mudança traz. Esta foi a mensagem central de Ricardo Henriques, sócio e co-coordenador da Área de Prática de Propriedade Intelectual e Tecnologias de Informação da Abreu Advogados, durante o evento Special Report – IA e Cibersegurança, realizado em Lisboa.

O encontro, que teve lugar no Hotel Intercontinental, reuniu especialistas de diversas áreas para discutir os impactos da inteligência artificial e os novos desafios da segurança digital. O debate abordou questões tecnológicas, regulatórias e de gestão, com o intuito de avaliar se as empresas estão realmente cientes dos riscos associados à digitalização e se estão preparadas para lidar com esta nova realidade.

Ricardo Henriques sublinhou a pressão crescente sobre as cadeias de valor no que diz respeito às certificações, destacando que a digitalização exige uma adaptação do enquadramento regulatório da União Europeia. “Todo o enquadramento regulatório da UE é uma resposta a essa mudança que temos assistido, tanto no AI Act como na Cloud Act”, afirmou.

O especialista enfatizou que a nova legislação exige que as empresas, tanto os colaboradores como a gestão, estejam informados e preparados. “A formação e a literacia devem ser prioridades, assim como a definição de estratégias e perfil de risco”, disse. É fundamental que as empresas definam a abrangência das regras e quais as normas a implementar.

Henriques também expressou a sua preocupação com a falta de harmonização das regras na União Europeia, mas mostrou-se otimista em relação ao futuro. “Está a ser feito esse caminho”, afirmou. No entanto, ele alertou para os desafios que se avizinham, como a localização dos dados, que representa um custo adicional para as empresas.

Leia também  Infraestruturas de Portugal regista lucros de 78,5 milhões até junho

A digitalização não é apenas uma questão tecnológica, mas uma transformação que requer um esforço conjunto em termos de formação e literacia. As empresas que não se adaptarem a esta nova realidade correm o risco de ficar para trás. Leia também: A importância da cibersegurança na era digital.

digitalização Nota: análise relacionada com digitalização.

Leia também: BCE antecipa estabilização dos salários na Zona Euro até 2026

Fonte: Sapo

Não percas as principais notícias e dicas de Poupança

Não enviamos spam! Leia a nossa política de privacidade para mais informações.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Back To Top