Álvaro Santos Pereira, indigitado para o cargo de governador do Banco de Portugal, antecipou que os juros na Zona Euro deverão manter-se estáveis “durante algum tempo”. Esta previsão foi feita durante a sua audição na Comissão do Orçamento, Finanças e Administração Pública (COFAP), onde discutiu a sua nomeação para liderar o supervisor financeiro.
Santos Pereira referiu que a taxa de inflação na Zona Euro está atualmente em torno dos 2%. “É bem possível que as taxas se mantenham constantes durante algum tempo”, afirmou, sublinhando que a evolução futura das taxas de juro dependerá do desempenho da economia. O futuro governador fez eco das declarações da presidente do Banco Central Europeu (BCE), Christine Lagarde, que indicou que em cada reunião se avaliará a necessidade de ajustes nas taxas.
“Como disse Lagarde, as taxas de juro na Europa vão se manter estáveis durante algum tempo, mas isso dependerá se a economia melhorar ou não”, acrescentou Santos Pereira. Este cenário sugere que a política monetária continuará a ser cautelosa, enquanto se observa a recuperação económica na região.
Durante a sua intervenção, Santos Pereira também abordou a importância da disciplina fiscal e da independência do Banco de Portugal. Ele rejeitou a ideia de se considerar uma “pomba”, um termo utilizado para descrever decisores de política monetária que defendem uma abordagem mais expansionista. Em contrapartida, o futuro governador parece inclinado a uma postura mais conservadora em relação à política monetária.
Na semana passada, o BCE decidiu não alterar as taxas de juro, mantendo a taxa de facilidade permanente de depósito em 2%. Os analistas acreditam que este nível se deverá manter até ao próximo verão, o que reforça a ideia de estabilidade nas taxas de juro na Zona Euro.
Com a economia a mostrar sinais de recuperação, será importante acompanhar como as decisões do BCE influenciam as taxas de juro e, por conseguinte, a economia portuguesa. Leia também: O impacto das taxas de juro na economia nacional.
juros na Zona Euro juros na Zona Euro juros na Zona Euro juros na Zona Euro Nota: análise relacionada com juros na Zona Euro.
Leia também: Carolina Pinela Gonçalves junta-se à Sérvulo & Associados
Fonte: ECO