O Politécnico de Setúbal (IPS) prepara-se para receber, na próxima semana, o E³UDRES² Autumn Summit 2025. Este evento reunirá mais de 200 participantes, incluindo representantes das universidades que fazem parte da Aliança Europeia E³UDRES², bem como instituições parceiras e especialistas do setor.
Durante cinco dias, a cidade de Setúbal será palco de mais de 30 atividades, que incluem reuniões dos órgãos de governança da aliança, workshops temáticos, sessões de networking e formações. Este encontro ocorre no final do segundo ano do atual ciclo de financiamento da aliança, e terá como foco a análise dos processos de trabalho, resultados alcançados e os próximos passos a seguir. Um dos momentos altos será a intervenção de Manuel Heitor, ex-ministro de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, que irá abordar o tema “Alinhar, Agir, Acelerar: Investigação, Tecnologia e Inovação para impulsionar a competitividade europeia” na terça-feira, dia 23.
Além das discussões, o programa inclui momentos de partilha e cocriação de estratégias para o desenvolvimento da aliança. Destacam-se o Fórum de Líderes, a Assembleia Geral E³UDRES² e o Sines Leadership Hackaton, que visa explorar sinergias regionais para alargar a oferta formativa do IPS em Sines.
O projeto E³UDRES² Ent-r-e-novators, financiado pelo programa Horizonte Europa e coordenado pelo IPS, também terá as suas reuniões finais durante este encontro. Os workshops “Open Science, Open Education” e “Citizen Science” estarão abertos a toda a comunidade do IPS, mediante pré-inscrição. O IPS tem desempenhado um papel crucial no desenvolvimento de um quadro estruturado que liga os ecossistemas de Investigação, Desenvolvimento e Inovação (ID&I) ao “triângulo do conhecimento” que sustenta a aliança E³UDRES².
Outro ponto de destaque do programa será a exposição “Unissued Diplomas”, que retrata a história de estudantes ucranianos que não conseguiram concluir os seus estudos devido ao conflito no seu país, incluindo a perspetiva de universidades parceiras ucranianas da E³UDRES².
O evento culminará com a presença da E³UDRES² e do projeto E³UDRES² Ent-r-e-novators na Noite Europeia dos Investigadores (NEI), que terá lugar no centro de Setúbal, na Casa da Baía.
Leia também: O impacto da E³UDRES² na educação superior europeia.
Leia também: Quacquarelli Symonds destaca mestrados da FEP no ranking global
Fonte: Sapo