Grupo STEF alcança 2,4 mil milhões de euros em vendas no semestre

O Grupo STEF, uma referência no setor de transportes e logística, anunciou um volume de negócios de 2,4 mil milhões de euros no primeiro semestre de 2023. Este valor representa um crescimento de 6,4% em comparação com o mesmo período do ano anterior. No entanto, os resultados operacionais (EBIT) sofreram uma queda significativa, fixando-se em 55,9 milhões de euros, o que corresponde a uma diminuição de 47,6% face aos 106,6 milhões de euros registados no primeiro semestre de 2022.

Um dos fatores que impactou negativamente os resultados foi a nova taxa adicional de imposto sobre as sociedades, implementada no início do ano, que resultou num encargo fiscal extra de 5,3 milhões de euros. Apesar destes desafios, o Grupo STEF mantém uma ambição clara: alcançar um volume de negócios de cinco mil milhões de euros até ao final de 2024.

A operação em Portugal continua a apresentar uma dinâmica comercial positiva, beneficiando da abertura iminente de uma nova unidade no norte do país, que deverá impulsionar ainda mais os resultados da empresa. Por outro lado, a sucursal em Itália enfrentou dificuldades devido a uma regularização excecional do IVA, que teve um impacto significativo nos resultados semestrais. Para mitigar este efeito, foi constituída uma provisão de 31 milhões de euros, embora a STEF Italia já tenha regularizado o IVA com os fornecedores envolvidos.

Stanislas Lemor, Presidente e Diretor-geral do Grupo STEF, comentou que, apesar do bom desempenho da atividade no primeiro semestre, os resultados foram afetados por três fatores excecionais: o ajustamento do IVA em Itália, o aumento da pressão fiscal em França e os custos associados à integração das últimas aquisições nos países do Benelux.

Leia também  Ministro das Finanças discute OE2026 com parceiros sociais

O Grupo STEF continua a trabalhar para superar estes desafios e reforçar a sua posição no mercado. Leia também: “Como a fiscalidade impacta os resultados das empresas”.

Grupo STEF Nota: análise relacionada com Grupo STEF.

Leia também: Combater desinformação exige abordagem holística, afirma OCDE

Fonte: Sapo

Não percas as principais notícias e dicas de Poupança

Não enviamos spam! Leia a nossa política de privacidade para mais informações.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Back To Top