O Ministério das Infraestruturas anunciou que a Linha do Oeste entrará em funcionamento em 2027, conforme resposta a um grupo parlamentar do PS, a que o ECO teve acesso. Nos primeiros meses de 2026, está previsto o início da operação comercial em tração elétrica no troço Meleças-Malveira, que será alimentado temporariamente pela Subestação de Tração da Amadora.
A implementação da tração elétrica na Linha do Oeste será feita de forma faseada, dependendo da conclusão dos trabalhos em cada troço e da disponibilidade de energia. A conclusão da eletrificação, incluindo testes e certificações, está agendada para o primeiro semestre de 2026 no troço Malveira-Torres Vedras e para o segundo semestre de 2026 no troço Torres Vedras-Caldas da Rainha.
Apesar de os trabalhos de infraestrutura estarem previstos para terminar nas datas indicadas, a operação comercial em tração elétrica só poderá iniciar após a entrada em funcionamento da nova subestação de tração de Runa, que está prevista para 2027. O Ministério sublinha que o cronograma das obras está interligado com o calendário geral de modernização da Linha do Oeste, que liga Meleças a Caldas da Rainha.
Os trabalhos no troço Meleças-Torres Vedras incluem a regulação e energização da catenária, drenagem, vedações e a execução de caminhos de cabos. Também estão a ser realizadas intervenções em várias estações e apeadeiros, com a conclusão prevista para o primeiro semestre de 2026. No troço Torres Vedras-Caldas da Rainha, as intervenções incluem a execução de caminhos de cabos e a beneficiação dos edifícios das estações, com conclusão esperada para o segundo semestre de 2026.
O fornecimento de energia elétrica para a tração elétrica até às Caldas da Rainha dependerá da conclusão da subestação de Runa. Os trabalhos de terraplanagem e construção da plataforma para esta infraestrutura já começaram, prevendo-se a sua conclusão e certificação durante o ano de 2027.
A Comissão para a Defesa da Linha do Oeste tem expressado preocupações sobre os atrasos nas obras e a necessidade de avançar com o concurso para a modernização e eletrificação do troço Caldas da Rainha/Louriçal. O projeto de modernização da Linha do Oeste, que liga Sintra à Figueira da Foz, está dividido em duas fases: a eletrificação e modernização do troço entre Mira Sintra-Meleças e Torres Vedras, com um investimento de 61,7 milhões de euros, e a modernização do troço entre Torres Vedras e Caldas da Rainha, orçada em 40 milhões de euros. O investimento total no projeto ascende a 160 milhões de euros, incluindo expropriações.
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Fonte: ECO