Native Scientists recebe Prémio BPI la Caixa Infância 2025

A Native Scientists foi recentemente premiada com o Prémio BPI la Caixa Infância 2025, graças ao seu programa Cientista Regressa à Escola (CRE). Este projeto inovador irá levar oficinas de ciência a aproximadamente 900 crianças do 4.º ano, em escolas TEIP (Territórios Educativos de Intervenção Prioritária) no distrito de Setúbal.

Beatriz Amado, Gestora de Financiamento e responsável pelos programas da Native Scientists, expressou a importância desta distinção: “Esta distinção permitirá alcançar, de uma forma mais abrangente, o distrito de Setúbal, inspirando cerca de 900 crianças de 13 agrupamentos prioritários, levando ciência às suas salas de aula e abrindo os seus horizontes.” A gestora sublinhou que o Prémio BPI la Caixa não é apenas um apoio financeiro, mas uma oportunidade de democratizar o acesso à ciência em áreas com menos recursos.

O programa será implementado em um distrito que enfrenta desafios significativos, como elevadas taxas de insucesso escolar e um número elevado de alunos em ação social escolar, conforme indicado pelo Atlas da Educação 2025. As crianças envolvidas no projeto pertencem a 13 agrupamentos de escolas em concelhos como Almada, Seixal, Barreiro, Palmela, Setúbal, Sines, Alcácer do Sal e Santiago do Cacém.

O Banco BPI e a Fundação la Caixa estão a apoiar um total de 40 projetos de instituições sociais, com um investimento global de 1,4 milhões de euros. Os projetos vencedores do Prémio Infância 2025 têm como objetivo romper o ciclo de pobreza, promover o desenvolvimento e empoderamento de crianças e adolescentes, e reforçar o papel da família na ação socioeducativa.

Durante a cerimónia de entrega do Prémio Infância 2025, que teve lugar no BPI All In One Lisboa, foi enfatizada a relevância de apoiar iniciativas sociais que ajudem a combater a transmissão da pobreza entre gerações. Em 2023, mais de 346 mil menores em Portugal viviam em situação de pobreza, segundo o relatório “Portugal Balanço Social 2024”, elaborado pela Nova SBE Economics for Policy Knowledge Center, com o apoio do BPI e da Fundação la Caixa.

Leia também  Madeira impõe novas regras para aluguer de carros e motas

Para mitigar esta realidade, os projetos premiados receberão, em média, 35.000 euros, com o intuito de apoiar cerca de 33.000 crianças e adolescentes em situação vulnerável. Este investimento é fundamental para garantir que mais crianças possam sonhar e acreditar que, um dia, também poderão ser cientistas.

Leia também: O impacto da educação nas comunidades vulneráveis.

Prémio BPI la Caixa Prémio BPI la Caixa Prémio BPI la Caixa Nota: análise relacionada com Prémio BPI la Caixa.

Leia também: Workfully capta 4 milhões com apoio da Shilling e Indico

Fonte: Sapo

Não percas as principais notícias e dicas de Poupança

Não enviamos spam! Leia a nossa política de privacidade para mais informações.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Back To Top