Investimento estrangeiro em Moçambique duplica no primeiro trimestre

O Investimento Direto Estrangeiro (IDE) em Moçambique registou um crescimento significativo no primeiro trimestre de 2024, mais do que duplicando em comparação com o mesmo período do ano anterior. De acordo com dados do Banco de Moçambique, o IDE alcançou quase 1.626 milhões de dólares (cerca de 1.384 milhões de euros), um aumento notável face aos 779,2 milhões de dólares (663 milhões de euros) de janeiro a março de 2023.

Este desempenho robusto é, em grande parte, atribuído aos Grandes Projetos (GP) no país, que contribuíram com 1.476 milhões de dólares (1.256 milhões de euros). O setor do gás natural destacou-se, com investimentos que ascenderam a quase 1.234 milhões de dólares (1.050 milhões de euros), enquanto a extração de carvão recebeu cerca de 282 milhões de dólares (240 milhões de euros).

O Governo moçambicano prevê que o IDE continue a crescer, estimando um aumento superior a 40% para 2024, com uma previsão de captação de 5.071 milhões de dólares (4.314 milhões de euros). Esta expectativa é sustentada pela implementação de projetos estruturantes na Bacia do Rovuma, em Cabo Delgado, que incluem a retoma da construção da unidade da TotalEnergies e a segunda plataforma da Eni.

Para 2025, o Governo antecipa uma trajetória de crescimento contínuo, com o IDE a atingir 5.071 milhões de dólares, o que representa um aumento de quase 43% em relação ao que foi concretizado em 2024. Em 2023, o IDE já tinha crescido 41,5%, totalizando quase 3.553 milhões de dólares (3.022 milhões de euros), embora ainda esteja aquém do máximo de 5.101 milhões de dólares (4.338 milhões de euros) registado em 2021.

O investimento estrangeiro em Moçambique tem sido impulsionado por três grandes projetos de exploração de gás natural na bacia do Rovuma, que são considerados entre os maiores do mundo. Além do projeto operado pela Eni, que já está em produção, existem os projetos Mozambique LNG (Área 1), da TotalEnergies, e Rovuma LNG (Área 4), da ExxonMobil, ambos em fase de desenvolvimento.

Leia também  Reconhecimento do Estado Palestiniano: Vitória para os Direitos

Um estudo da consultora Deloitte, realizado em 2024, revelou que as reservas de gás de Moçambique têm um potencial de receitas que pode ascender a 100 mil milhões de dólares (96,2 mil milhões de euros). Este ano, mesmo sem a entrada em funcionamento das restantes operações, a produção estimada de gás em Moçambique é de 5,4 mil milhões de metros cúbicos, posicionando o país como o sexto maior produtor de gás em África.

Leia também: Perspetivas económicas para Moçambique em 2024.

investimento estrangeiro Moçambique investimento estrangeiro Moçambique investimento estrangeiro Moçambique investimento estrangeiro Moçambique investimento estrangeiro Moçambique Nota: análise relacionada com investimento estrangeiro Moçambique.

Leia também: Médis faz cobranças indevidas e despedimentos aumentam em Portugal

Fonte: Sapo

Não percas as principais notícias e dicas de Poupança

Não enviamos spam! Leia a nossa política de privacidade para mais informações.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Back To Top