Parlamento ouve bancos sobre o ‘cartel da banca’ após coima

O Parlamento português decidiu convocar os responsáveis dos bancos implicados no caso do ‘cartel da banca’, uma medida que surge após a prescrição da coima de 225 milhões de euros imposta pela Autoridade da Concorrência (AdC). Esta decisão foi tomada pela Comissão de Orçamento, Finanças e Administração Pública (COFAP) na sequência de um requerimento apresentado pelo partido Chega.

Na semana passada, a COFAP já tinha deliberado sobre a realização de audições com a AdC, o Banco de Portugal e a Associação Portuguesa de Bancos (APB). Contudo, não houve consenso em relação à audição dos bancos diretamente envolvidos no processo. Com a nova aprovação, todas as instituições bancárias que participaram no ‘cartel da banca’ serão ouvidas, apesar da oposição do PSD.

Os 11 bancos que foram alvo da coima agora em discussão incluem instituições de grande relevância no sistema financeiro português. O Partido Socialista (PS) também tinha proposto a audição de alguns dos principais bancos, como a Caixa Geral de Depósitos, BCP, Santander e BPI, mas essa proposta foi rejeitada devido aos votos desfavoráveis do PSD e do Chega.

A audição dos bancos no âmbito do ‘cartel da banca’ é um passo importante para esclarecer as práticas que levaram à aplicação da coima. A pressão sobre o setor bancário tem aumentado, especialmente após a revelação de que estas instituições podem ter colaborado em práticas anti-competitivas. A transparência neste processo é crucial para restaurar a confiança dos consumidores e investidores no sistema financeiro.

A decisão de ouvir os bancos pode também abrir portas a novas investigações e a um maior escrutínio sobre as práticas do setor. É fundamental que os responsáveis das instituições financeiras expliquem as suas ações e a forma como pretendem evitar que situações semelhantes voltem a ocorrer no futuro.

Leia também  UBS confirma intenção de manter sede na Suíça

Leia também: O impacto das coimas no setor bancário em Portugal.

cartel da banca cartel da banca Nota: análise relacionada com cartel da banca.

Leia também: Almofada financeira da ADSE atinge 1.300 milhões de euros

Fonte: ECO

Não percas as principais notícias e dicas de Poupança

Não enviamos spam! Leia a nossa política de privacidade para mais informações.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Back To Top