PS pode viabilizar nova lei de estrangeiros antes das autárquicas

A direção do Partido Socialista (PS) está a considerar viabilizar a nova versão da lei de estrangeiros, com o objetivo de evitar que a imigração se torne um tema central na agenda política, especialmente com as eleições autárquicas à porta. A proposta, apresentada pelo Governo após o chumbo da versão anterior pelo Tribunal Constitucional, poderá contar com o apoio do PS, que prefere focar em questões como habitação, saúde e economia.

O partido liderado por António Costa acredita que, ao não se envolver em confrontos com o Executivo sobre a imigração, poderá manter a sua posição forte nas autárquicas. A nova versão da lei de estrangeiros introduz alterações que mitigam as limitações ao reagrupamento familiar, o que pode facilitar a sua aprovação por parte do PS.

Além da questão da imigração, outra notícia relevante é a reabertura da Linha da Beira Alta, que ocorrerá no próximo domingo, após um investimento de 679 milhões de euros e três anos de obras. Apesar das expectativas de melhorias, os tempos de percurso permanecem praticamente inalterados em comparação com 2001. A CP irá apenas repor a oferta anterior ao encerramento, sem aproveitar as novas possibilidades da variante da Mealhada, que liga diretamente a Linha do Norte à Beira Alta.

Por fim, o programa E-Lar, que permite a troca de eletrodomésticos a gás por elétricos, tem gerado alguma controvérsia. Os consumidores que aderirem ao voucher, que pode chegar até 1.683 euros, deverão utilizá-lo numa única compra, o que limita a liberdade de escolha. O Ministério do Ambiente justifica esta decisão com questões logísticas e de instalação, mas a Deco Proteste já alertou para as restrições que isso impõe aos consumidores.

Leia também: O impacto das novas políticas de imigração na economia nacional.

Leia também  PS pede audições sobre cartel da banca no Parlamento

lei de estrangeiros lei de estrangeiros lei de estrangeiros Nota: análise relacionada com lei de estrangeiros.

Leia também: Ações sobem com anúncio de plano para ID digital no Reino Unido

Fonte: ECO

Não percas as principais notícias e dicas de Poupança

Não enviamos spam! Leia a nossa política de privacidade para mais informações.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Back To Top