Trump impõe tarifas de 100% sobre produtos farmacêuticos

Donald Trump, o presidente dos Estados Unidos, anunciou esta quinta-feira a imposição de tarifas significativas sobre as importações de diversos produtos, destacando uma taxa de 100% sobre todos os produtos farmacêuticos de marca ou patenteados. Esta medida entrará em vigor a partir de 1 de outubro de 2025.

Na sua plataforma Truth Social, Trump explicou que a tarifa de 100% será aplicada a qualquer produto farmacêutico importado, a menos que a empresa responsável esteja a construir uma fábrica farmacêutica nos Estados Unidos. O presidente especificou que, para que a isenção se aplique, deve haver um “início das obras e/ou em construção”, garantindo que não haverá tarifas para produtos cuja construção já tenha começado.

Além das tarifas sobre produtos farmacêuticos, Trump anunciou também uma taxa de 25% sobre camiões pesados fabricados em qualquer país. Esta decisão visa proteger os fabricantes norte-americanos da concorrência externa desleal e assegurar a saúde financeira dos camionistas nos EUA. O presidente referiu que empresas como Peterbilt, Kenworth e Freightliner estarão protegidas contra “avalanche de interrupções externas”.

Trump não se ficou por aqui e revelou ainda a aplicação de uma tarifa adicional de 50% sobre móveis de cozinha e toucadores de casa de banho, assim como uma taxa de 30% sobre móveis estofados. O presidente justificou estas medidas como necessárias para proteger o processo de fabrico americano, apelidando-as de “práticas muito injustas”, mas essenciais por razões de segurança nacional.

A imposição de tarifas sobre produtos farmacêuticos e outros bens levanta questões sobre o impacto que estas medidas poderão ter na economia global e no acesso a medicamentos nos Estados Unidos. A indústria farmacêutica poderá enfrentar desafios significativos, especialmente em um mercado já marcado por altos custos.

Leia também  Pedro Nuno Santos defende inocência em caso TAP

Leia também: O impacto das tarifas de Trump na economia global.

tarifas produtos farmacêuticos tarifas produtos farmacêuticos tarifas produtos farmacêuticos tarifas produtos farmacêuticos tarifas produtos farmacêuticos Nota: análise relacionada com tarifas produtos farmacêuticos.

Leia também: Governo propõe extensão de aumentos salariais até 2029

Fonte: Sapo

Não percas as principais notícias e dicas de Poupança

Não enviamos spam! Leia a nossa política de privacidade para mais informações.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Back To Top