EA vendida por 55 mil milhões de dólares a consórcio liderado por Kushner

A Electronic Arts Inc. (EA), uma das maiores empresas de videojogos do mundo, chegou a um acordo para ser adquirida por um consórcio de investidores privados. Esta transação, avaliada em 55 mil milhões de dólares, cerca de 46,877 mil milhões de euros, marca um momento significativo no setor dos videojogos.

O grupo comprador é liderado por Jared Kushner, genro do ex-presidente dos Estados Unidos, Donald Trump. Além de Kushner, o consórcio inclui o Fundo de Investimento da Arábia Saudita (PIF) e a empresa de investimento privado Silver Lake Management. O acordo prevê um pagamento de 210 dólares por ação, em numerário, o que representa um prémio de 25% em relação ao valor das ações antes de as negociações se tornarem públicas na última sexta-feira, dia 26 de setembro.

O financiamento da aquisição da EA será garantido por 36 mil milhões de dólares em capital próprio do consórcio, que também manterá a participação acionista existente de 9,9% do PIF na empresa. Para complementar este montante, será feito um empréstimo de 20 mil milhões de dólares através do banco norte-americano J.P. Morgan.

Segundo informações da Bloomberg, espera-se que o negócio esteja finalizado no primeiro semestre de 2027, tornando-se assim na maior saída de bolsa de uma empresa no setor dos videojogos. A EA é conhecida por possuir uma das bibliotecas de conteúdo digital mais extensas, com franquias de sucesso como a linha FC (anteriormente conhecida como FIFA), Battlefield e The Sims.

Andrew Wilson, o diretor executivo de longa data da EA, continuará a liderar a empresa após a conclusão do negócio, mantendo a sua posição à frente da editora norte-americana como uma entidade privada.

Leia também  Nvidia investe 500 milhões em tecnologia de condução autónoma

As ações da Electronic Arts reagiram positivamente à notícia, subindo quase 5%, com cada ação a ser negociada a 202,64 dólares. Este desenvolvimento não só destaca o valor crescente da indústria dos videojogos, mas também o interesse de investidores de alto perfil em empresas do setor.

Leia também: O impacto das aquisições no mercado dos videojogos.

aquisição da EA aquisição da EA aquisição da EA aquisição da EA Nota: análise relacionada com aquisição da EA.

Leia também: Crescimento do turismo em Portugal impulsiona PIB, diz Montenegro

Fonte: ECO

Não percas as principais notícias e dicas de Poupança

Não enviamos spam! Leia a nossa política de privacidade para mais informações.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Back To Top