MFE quer ser líder europeu em TV e media

O grupo italiano MFE — MediaForEurope, que está em negociações para adquirir uma participação na Impresa, tem como objetivo tornar-se o principal operador de TV e media na Europa. Esta ambição foi expressa pelo CEO da MFE, Pier Silvio Berlusconi, que destacou a estabilidade financeira da empresa, resultante de dez semestres consecutivos de lucros positivos.

Entre janeiro e junho deste ano, a MFE registou um aumento de 24,4% no lucro, totalizando 130,2 milhões de euros, embora as receitas consolidadas tenham diminuído 2,7% para 1.436,8 milhões de euros em comparação com o ano anterior. A Fininvest, controlada pela família Berlusconi, é o acionista maioritário da MFE e opera em diversos setores, incluindo telecomunicações e media.

A MFE, que também conta com a Vivendi entre os seus acionistas, está listada nas bolsas de Milão e Madrid. Recentemente, consolidou a Mediaset Itália e a Mediaset Espanha, e adquiriu uma participação de 75,61% na emissora alemã ProSiebenSat.1 Media, através de uma Oferta Pública de Aquisição (OPA). Esta aquisição fortalece a posição da MFE no competitivo mercado de media, permitindo-lhe competir mais eficazmente com plataformas de streaming globais.

Na Itália, a MFE opera três canais generalistas — Canale 5, Italia 1 e Retequattro — que, segundo a empresa, são líderes de audiência entre o público-alvo comercial. Além destes, possui 12 canais gratuitos e cinco estações de rádio, além de estar envolvida na produção e distribuição de filmes através da Medusa Film.

Em Espanha, a Mediaset opera dois canais generalistas e cinco canais temáticos, além de uma plataforma de streaming e serviços de publicidade televisiva. A MFE também está atenta às suas negociações com a Impresa, tendo a empresa portuguesa emitido um comunicado onde confirma que a possibilidade de aquisição por parte da MFE não está afastada, embora não exista ainda um acordo vinculativo.

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A MFE continua a trabalhar para consolidar a sua posição no mercado europeu de media e TV, com a expectativa de que as suas recentes aquisições e a sua estratégia de crescimento a levem a alcançar o seu objetivo de liderança no setor.

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Fonte: ECO

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