O Governo da Noruega anunciou um investimento de 427 milhões de meticais, equivalentes a 5,6 milhões de euros, para apoiar as atividades do Parque Nacional da Gorongosa (PNG), localizado na província de Sofala, em Moçambique. Este acordo, que terá a duração de três anos, visa não só a restauração do parque, mas também o apoio às comunidades locais, promovendo a educação das raparigas e o desenvolvimento agrícola.
De acordo com uma nota divulgada pelo PNG, a contribuição da Noruega é fundamental para garantir que as raparigas da região permaneçam na escola, ao mesmo tempo que se oferece suporte aos agricultores e aos jovens. “Estamos gratos à Noruega – e a todos os nossos doadores e parceiros – cuja generosidade protege a Gorongosa e capacita as suas comunidades nos próximos anos”, pode ler-se no comunicado.
A embaixada da Noruega em Maputo destacou que a Gorongosa, que foi severamente afetada pela guerra civil, é agora um exemplo de como a conservação ambiental pode coexistir com o desenvolvimento das comunidades. O embaixador norueguês, Egil Thorsas, sublinhou que este acordo representa um compromisso conjunto para um futuro mais promissor para a Gorongosa e para a sua população.
O Parque Nacional da Gorongosa, que foi o primeiro parque nacional de Portugal em 1960, sofreu enormes danos durante a guerra civil que assolou Moçambique entre 1977 e 1992. Desde 2008, a gestão do parque tem sido realizada pela fundação do filantropo norte-americano Greg Carr, que estabeleceu um acordo com o Governo moçambicano para a sua recuperação. Este acordo, inicialmente de 20 anos, foi prolongado por mais 25 em 2018, permitindo a implementação de diversos projetos sociais e de conservação.
Graças a estas iniciativas, o número de animais no parque aumentou de 10 mil para mais de 102 mil, refletindo o sucesso dos esforços de conservação. O PNG conta atualmente com 1.700 trabalhadores, incluindo fiscais da natureza que garantem a proteção do território. Além disso, o parque já produz café e mel, com vista à exportação, proporcionando uma fonte de rendimento para milhares de famílias locais.
A colaboração entre a Noruega e o Parque Nacional da Gorongosa é um exemplo de como a ajuda internacional pode contribuir para a conservação ambiental e o desenvolvimento sustentável das comunidades. Leia também: A importância da conservação ambiental em Moçambique.
Parque Nacional da Gorongosa Parque Nacional da Gorongosa Nota: análise relacionada com Parque Nacional da Gorongosa.
Leia também: Honorários das auditoras aumentaram mais de 10% em 2024
Fonte: Sapo