A bolsa de Nova Iorque terminou a sessão desta terça-feira em terreno positivo, com ganhos ligeiros, à espera da decisão sobre uma possível paralisação do governo dos Estados Unidos. Este “shutdown” poderá atrasar a divulgação de dados importantes do mercado laboral, previstos para o final da semana.
O índice Dow Jones subiu 0,18%, fechando em 46.397,83 pontos. O S&P 500 registou um aumento de 0,39%, alcançando os 6.687,06 pontos, enquanto o Nasdaq, que é o índice tecnológico, valorizou 0,31%, terminando em 22.660,01 pontos.
Wall Street apresentou compras moderadas, com os investidores atentos à possibilidade de um “shutdown” parcial, caso o Congresso não aprove um novo orçamento federal até ao dia 1 de outubro. Esta paralisação, resultante da falta de financiamento da administração pública, poderia levar à dispensa temporária de funcionários e à suspensão de alguns serviços essenciais. Além disso, dados como o relatório do emprego, que está agendado para sexta-feira, também poderiam ser adiados.
Este cenário surge no final de um setembro positivo para as ações nos Estados Unidos. O Nasdaq, por exemplo, avançou 5,61% ao longo do mês, enquanto o S&P 500 e o Dow Jones valorizaram 3,53% e 1,87%, respetivamente. Os índices também encerraram o trimestre em alta, com o Nasdaq a liderar o crescimento, com uma valorização de 11,25%. O S&P 500 e o Dow Jones seguiram com aumentos de 7,79% e 5,22%, respetivamente.
Os investidores continuam a monitorizar a situação política e económica, uma vez que a resolução do impasse orçamental é crucial para a estabilidade do mercado. A expectativa é que o Congresso encontre uma solução antes do prazo limite, evitando assim a paralisação do governo.
Leia também: O impacto do “shutdown” na economia dos EUA.
Wall Street Wall Street Wall Street Wall Street Nota: análise relacionada com Wall Street.
Leia também: S&P 500 e Nasdaq registam melhor Setembro em mais de uma década
Fonte: Sapo