Hoje, o Instituto Nacional de Estatística (INE) revela as suas estimativas mensais sobre o emprego em Portugal e a taxa de desemprego. Os dados mais recentes, referentes ao mês de julho, indicam que a taxa de desemprego se fixou em 5,8%. Este valor representa uma diminuição em comparação com os três períodos anteriores: menos 0,3 pontos percentuais em relação a junho de 2025, 0,4 pontos em relação a abril de 2025 e 0,7 pontos em relação a julho de 2024. Além disso, a população empregada atingiu 5 260,4 mil, o número mais elevado desde fevereiro de 1998. A grande questão que se coloca agora é se esta trajetória de crescimento do emprego em Portugal se manterá.
Para além da divulgação dos dados sobre o emprego, outros eventos económicos também merecem destaque nesta quarta-feira. O Banco de Portugal irá publicar informações sobre o mercado de crédito à habitação, a dívida das administrações públicas, o financiamento das administrações públicas, as taxas de juro de agosto, o indicador compósito de stress financeiro e o mercado monetário de setembro. Estas informações são cruciais para entender a saúde económica do país e as suas implicações para o emprego em Portugal.
Em Copenhaga, realiza-se uma reunião informal dos chefes de Estado dos governos da União Europeia, convocada pelo Primeiro-Ministro António Costa. Este evento contará com a presença de Luís Montenegro, líder da oposição, e poderá influenciar decisões que impactam o emprego e a economia em Portugal.
Além disso, a assembleia de credores da Trust in News, que foi adiada, está agendada para hoje, o que poderá ter repercussões no sector da comunicação e, consequentemente, no emprego em Portugal. Por outro lado, a marca alemã MediaMarkt será substituída em Portugal pela marca francesa Darty, uma mudança que poderá ter implicações no mercado de trabalho.
A Grécia enfrenta uma greve geral que poderá afetar a economia local, enquanto em Lisboa, começa a Moda Lisboa, um evento que se prolongará até ao dia 5 de outubro, promovendo o sector da moda e, potencialmente, criando novas oportunidades de emprego.
Leia também: O impacto da Moda Lisboa na economia local.
emprego em Portugal Nota: análise relacionada com emprego em Portugal.
Leia também: Imigração e carga fiscal: estudo revela impacto em Portugal
Fonte: Sapo