A líder da Iniciativa Liberal (IL), Mariana Leitão, criticou a falta de uma “cultura de dados” na administração pública, o que, segundo ela, dificulta a tomada de decisões políticas que beneficiem a população. Durante uma visita a Castelo Branco, a dirigente apontou que o Estado não tem informações precisas sobre o número de funcionários, professores ou imóveis estatais, o que compromete a eficácia das políticas públicas.
Mariana Leitão sublinhou a importância de uma cultura de dados, afirmando que “só com dados concretos é que podemos implementar políticas públicas que realmente resolvam os problemas identificados”. A líder liberal destacou que a falta de informação não é um problema exclusivo do atual governo, mas sim uma questão transversal a várias administrações.
“Não conseguimos desenvolver políticas públicas eficazes se não soubermos quais são os reais problemas das pessoas e com que dados estamos a trabalhar”, afirmou. Para Mariana Leitão, é crucial que os governos incentivem a criação de sistemas que permitam obter uma visão clara da realidade do país, seja em relação a imóveis, profissionais ou alunos sem aulas.
Durante a sua visita às Caldas da Rainha, a líder da IL abordou a questão dos imóveis devolutos e degradados da autarquia, que estavam prometidos para habitação acessível, mas que nunca foram concretizados. “Este é um exemplo paradigmático do problema da habitação que enfrentamos: edifícios devolutos”, explicou.
Mariana Leitão recordou que a IL já questionou repetidamente os governos sobre o número e a localização dos imóveis devolutos do Estado, mas nunca obteve respostas satisfatórias. “Sabemos que existem por todo o país e que o Estado é o maior proprietário português, mas não nos conseguem dizer onde estão”, lamentou.
A ação da tarde, realizada junto ao antigo hospital termal das Caldas da Rainha, visou denunciar a falta de cumprimento das promessas da autarquia em relação à habitação acessível. “Estamos a exigir que a autarquia cumpra com o que prometeu, considerando que recebeu os imóveis do Estado Central para desenvolver este projeto”, concluiu.
Leia também: A importância da transparência na administração pública.
cultura de dados cultura de dados cultura de dados Nota: análise relacionada com cultura de dados.
Leia também: Diferenças entre dívidas boas e dívidas más em Portugal
Fonte: Sapo





