Primeira piscina de ondas para surf em Portugal abre em Óbidos

Óbidos vai ser o palco da primeira piscina de ondas artificiais em Portugal, um projeto inovador que representa um investimento superior a 25 milhões de euros. A apresentação do aldeamento turístico Surf Village ocorreu esta quarta-feira, com a presença de várias personalidades do setor. A piscina, que utilizará tecnologia de ponta, está inserida numa área de cinco hectares e promete criar 25 tipos de ondas diferentes, adequadas a surfistas de todos os níveis, desde principiantes a profissionais.

As obras começaram no final de julho e a abertura ao público está prevista para o final de 2024. Este será o primeiro ‘parque de surf’ de classe mundial em Portugal, utilizando a tecnologia da Wavegarden, que já opera 12 piscinas de ondas em vários países. Josema Odriozola, fundador da Wavegarden, destacou que a infraestrutura permitirá gerar até 1.000 ondas por hora, com um custo energético de apenas 10 cêntimos para a onda mais potente.

O secretário de Estado do Turismo, Pedro Dias, sublinhou a importância deste projeto para reforçar o prestígio de Portugal como a capital europeia do surf. “Este equipamento diversifica a oferta turística, permitindo a prática de surf durante todo o ano, independentemente das condições meteorológicas”, afirmou. O projeto é financiado pelo Compete 2030, evidenciando a boa aplicação de fundos europeus e a colaboração entre investimento público e privado.

Francisco Calheiros, presidente da Confederação do Turismo de Portugal, também destacou a relevância do turismo para a economia nacional, mencionando que o país duplicou o número de turistas entre 2009 e 2019. O desenvolvimento da infraestrutura, como a ferrovia de alta velocidade para Espanha, é visto como crucial para o crescimento contínuo do setor.

Além da piscina de ondas, o Surf Village incluirá um aldeamento turístico de quatro estrelas, com capacidade para 144 camas, restaurante, skate parks, courts de padel e beach ténis, ginásio, escola de surf e espaços para eventos corporativos. Marcelo Martins, gestor operacional do Surf Village, afirmou que este projeto visa “abrir o surf a todas as pessoas”, promovendo uma experiência única.

Leia também  Juros do crédito à habitação caem para mínimos desde abril de 2023

A apresentação contou ainda com a presença dos presidentes da Câmara Municipal de Óbidos e da Federação Portuguesa de Surf, que destacaram as condições únicas que este projeto proporcionará para o desenvolvimento das capacidades dos atletas portugueses. O Surf Village é promovido pela Menlo Capital, em parceria com várias entidades e investidores, incluindo o surfista japonês Kanoa Igarashi, medalha de prata olímpica.

Leia também: O impacto do turismo na economia portuguesa.

piscina de ondas piscina de ondas piscina de ondas Nota: análise relacionada com piscina de ondas.

Leia também: Zalando inicia vendas online em Portugal com suporte de Espanha

Fonte: ECO

Não percas as principais notícias e dicas de Poupança

Não enviamos spam! Leia a nossa política de privacidade para mais informações.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Back To Top