Serviços consulares disponíveis para portugueses em Israel

O Ministério dos Negócios Estrangeiros (MNE) de Portugal confirmou que os serviços consulares estão totalmente disponíveis para apoiar os cidadãos portugueses detidos pelas autoridades israelitas. Esta garantia foi dada em comunicado, onde se destaca o acompanhamento contínuo dos portugueses que fazem parte da flotilha desde o início da missão.

O MNE, liderado por Paulo Rangel, sublinhou que a proteção consular esteve sempre assegurada. Os serviços consulares da Embaixada de Portugal em Telavive mantêm um contacto regular com as autoridades israelitas, tendo solicitado que os cidadãos nacionais a bordo da flotilha sejam tratados com dignidade e respeito pelos seus direitos humanos.

Além disso, o ministério pediu que, assim que possível, sejam informados sobre o estado e o local de detenção dos cidadãos portugueses, de modo a garantir a devida proteção diplomática e consular. É importante notar que as autoridades israelitas garantiram que a sua intenção é tratar todos os detidos com dignidade e sem recurso à violência.

O MNE também explicou que a operação de abordagem à flotilha pode demorar, devido ao elevado número de embarcações envolvidas. Contudo, assim que houver oportunidade, os serviços consulares poderão visitar os cidadãos portugueses detidos.

Recentemente, os serviços consulares conseguiram estabelecer contacto com um dos portugueses em alto mar, reforçando a disponibilidade para prestar todo o apoio necessário. O MNE reafirma que está alerta e preparado para agir em defesa dos direitos dos cidadãos nacionais.

Leia também: O papel da diplomacia em situações de crise.

serviços consulares Nota: análise relacionada com serviços consulares.

Leia também: Israel intercepta flotilha com ajuda humanitária para Gaza

Fonte: Sapo

Não percas as principais notícias e dicas de Poupança

Não enviamos spam! Leia a nossa política de privacidade para mais informações.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Back To Top