Portugal e Moçambique: Oportunidades de Negócio na CASP 2025

Empresários portugueses estão a preparar-se para criar oportunidades de trabalho mútuo com o setor privado de Moçambique durante a Conferência Anual do Setor Privado (CASP) 2025, que terá lugar entre os dias 12 e 14 de novembro em Maputo. A informação foi avançada pela AICEP, a Agência para o Investimento e Comércio Externo de Portugal.

Mário Ferreira, delegado da AICEP em Moçambique, destacou a importância da presença de Portugal na conferência. “Portugal terá, também, esse interesse em conhecer e estar presente na CASP, para dialogar e conhecer novos empresários e novas empresas, criando oportunidades de conhecimento e de trabalho mútuo”, afirmou Ferreira durante um encontro com o presidente da Confederação das Associações Económicas de Moçambique (CTA).

O delegado sublinhou que a CASP representa um palco crucial para a promoção das oportunidades que Moçambique oferece à comunidade internacional. Neste contexto, a presença portuguesa no setor empresarial moçambicano é significativa, especialmente nas áreas da banca, seguros e energia, onde se destacam como líderes de mercado. Esta posição é sustentada pelo profundo conhecimento que Portugal possui sobre Moçambique.

“Temos uma experiência larga com este país e uma experiência internacional que nos permite ser um veículo não só para empresas portuguesas e moçambicanas, mas também para empresas internacionais”, acrescentou Mário Ferreira, referindo que o ambiente de negócios em Moçambique é atualmente equilibrado.

Além disso, está agendada para dezembro uma visita do Presidente moçambicano, Daniel Chapo, a Portugal, onde participará na VI Cimeira luso-moçambicana. Durante uma visita a Lisboa em julho, Chapo destacou a importância de Portugal como um parceiro estratégico para o desenvolvimento de Moçambique e expressou o desejo de fortalecer a cooperação económica e comercial entre os dois países.

“Sabem muito bem que Portugal é um parceiro estratégico do desenvolvimento de Moçambique. Estamos todos focados na cooperação económica e comercial e queremos incrementar cada vez mais as relações económicas e comerciais entre os dois países. Esta cimeira vai, sem dúvida, consolidar esta vertente económica”, afirmou Chapo.

Leia também  Ryanair: ANAV espera repercussões da decisão italiana em Portugal

A CASP 2025 promete ser um evento fundamental para o fortalecimento das relações entre Portugal e Moçambique, com foco no trabalho mútuo e na criação de novas oportunidades de negócio. Leia também: O impacto da cooperação económica entre Portugal e Moçambique.

trabalho mútuo trabalho mútuo Nota: análise relacionada com trabalho mútuo.

Leia também: Paxlegal lança nova área de Direitos Humanos com Emellin de Oliveira

Fonte: Sapo

Não percas as principais notícias e dicas de Poupança

Não enviamos spam! Leia a nossa política de privacidade para mais informações.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Back To Top