O Banco Montepio anunciou a conclusão de um aumento de capital social no valor de 4,8 milhões de euros, uma medida que visa impedir a entrada do Estado na estrutura acionista da instituição. A informação foi divulgada através de um comunicado na Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM).
Este aumento de capital resulta da deliberação da Assembleia Geral Extraordinária, realizada a 31 de julho de 2025. O capital social do Banco Montepio foi incrementado por meio da incorporação de uma reserva especial, conforme estipulado no Regime Especial aplicável aos Ativos por Impostos Diferidos (REAID). Com esta operação, o capital social total do banco ascende agora a 1.214.809.544 euros, representado por 2.429.619.088 ações ordinárias, cada uma com um valor nominal de 0,50 euros.
O aumento de capital foi necessário para converter direitos atribuídos ao Estado, referentes aos exercícios de 2020 e 2021, que, segundo a legislação em vigor, poderiam permitir ao Estado tornar-se acionista do banco. Para evitar essa situação, os acionistas do Montepio decidiram exercer o direito potestativo de aquisição desses direitos, conforme os avisos publicados a 4 de agosto de 2025.
De acordo com a nota oficial, a Associação Mutualista Montepio Geral mantém a sua posição de acionista maioritário, detendo 99,993% do capital social. Para evitar que o Estado se tornasse acionista, a mutualista investiu cerca de 4,8 milhões de euros. Este valor foi confirmado por uma fonte oficial à Lusa, que destacou a intenção da Associação em exercer os direitos de conversão no âmbito do REAID.
A Associação Mutualista Montepio Geral é a entidade que lidera o Grupo Montepio, que inclui várias empresas, sendo o banco a mais proeminente. Com mais de 600 mil associados, a mutualista reportou lucros de 210 milhões de euros em 2024, um aumento de 87,5% em relação ao ano anterior. O Banco Montepio, por sua vez, alcançou lucros históricos de 109,9 milhões de euros em 2024, quase quatro vezes mais do que em 2023.
Leia também: O impacto do aumento de capital no setor bancário em Portugal.
aumento de capital Nota: análise relacionada com aumento de capital.
Leia também: Banco Millennium do BCP anuncia provisões de 114 milhões de euros
Fonte: ECO





