Espanha disponibiliza 30 milhões de euros para crédito em Angola

Espanha anunciou uma nova linha de crédito no valor de 30 milhões de euros destinada a financiar pequenos projetos de clientes angolanos em parceria com empresas espanholas. O anúncio foi feito pelo embaixador Manuel Lejarreta durante a celebração do Dia Nacional de Espanha e Dia da Hispanidade, que ocorreu na passada sexta-feira.

O embaixador destacou as “notáveis conexões” entre Angola e o mundo ibero-americano, assim como as relações bilaterais que se têm fortalecido desde 1977, ano em que se estabeleceram as relações diplomáticas entre os dois países. Lejarreta sublinhou que Angola é o único país da África subsaariana que recebeu a visita de Estado dos reis de Espanha em 2023, o que demonstra a importância que Espanha atribui a Angola.

“A relação entre Espanha e África não é uma opção para nós, é uma necessidade estratégica. Nesse contexto, Angola desempenha um papel crucial na região subsaariana”, afirmou o embaixador. Os dados do comércio bilateral têm mostrado uma tendência crescente, com um fluxo de 2.400 milhões de euros previsto para 2024. Atualmente, cerca de 40 empresas espanholas operam em Angola, considerando o país um mercado atrativo.

O apoio financeiro de Espanha a Angola abrange vários instrumentos, incluindo seguros de crédito. “Estamos muito próximos da assinatura desta nova linha de crédito de 30 milhões de euros para pequenos projetos de clientes privados angolanos com empresas espanholas”, destacou Lejarreta.

Além do crédito Angola, a cooperação financeira entre os dois países mantém-se robusta, com um montante total de 4.000 milhões de euros em projetos, incluindo a interligação elétrica entre o sistema Norte-Centro e o do Sul. A colaboração espanhola também se estende a áreas como segurança, defesa, cultura, formação e educação, bem como à boa governação local e ao fortalecimento da sociedade civil, através do projeto PASCAL da União Europeia.

Leia também  Firefly Aerospace: potencial e riscos nas avaliações de Wall Street

O embaixador abordou ainda o fortalecimento das relações de Angola com parceiros europeus, expressando a esperança de que a VII Cimeira União Africana-União Europeia, que ocorrerá no final de novembro e contará com a presença do presidente do governo de Espanha, Pedro Sanchez, seja um sucesso.

Leia também: A importância das relações bilaterais entre Espanha e Angola.

crédito Angola crédito Angola crédito Angola crédito Angola Nota: análise relacionada com crédito Angola.

Leia também: Exportações têxteis em Portugal caem apenas 0,1%

Fonte: Sapo

Não percas as principais notícias e dicas de Poupança

Não enviamos spam! Leia a nossa política de privacidade para mais informações.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Back To Top