As eleições autárquicas deste domingo em Portugal revelaram um cenário de empate técnico nas principais cidades do país, Lisboa e Porto. Segundo uma projeção da Universidade Católica, divulgada pela RTP, Carlos Moedas (PSD/CDS/IL) e Alexandra Leitão (PS/BE/Livre/PAN) estão a disputar a Câmara Municipal de Lisboa com percentagens que variam entre os 37% e os 42%. A CDU (PCP/PEV) surge em terceiro lugar, com uma previsão de votos entre 8% e 11%, enquanto o Chega pode conquistar entre 7% e 10%, o que lhes poderá garantir um ou dois mandatos.
No Porto, a situação é igualmente renhida. Pedro Duarte (PSD) está a liderar a corrida com uma estimativa de 36% a 40% dos votos, seguido de Manuel Pizarro (PS), que deverá obter entre 33% e 37%. O Chega, novamente, aparece como terceira força, com uma previsão de 6% a 9% dos votos.
Outro município onde o PSD e o PS estão em competição acirrada é Sintra. O social-democrata Marco Almeida apresenta uma ligeira vantagem, com uma previsão de votação entre 33% e 37%, enquanto a socialista Ana Mendes Godinho deverá obter entre 32% e 36% dos votos.
Os eleitores foram convocados a escolher os órgãos dirigentes das 308 Câmaras Municipais, 308 Assembleias Municipais e 3.221 Assembleias de Freguesia, utilizando três boletins de voto diferentes. As projeções indicam que a abstenção nas eleições autárquicas poderá situar-se entre os 43,3% e os 48,3%.
Leia também: O impacto da abstenção nas eleições autárquicas em Portugal.
empate técnico empate técnico empate técnico empate técnico Nota: análise relacionada com empate técnico.
Leia também: Maria das Dores Meira e PS empatados nas autárquicas de Setúbal
Fonte: Sapo





