Marcelo confiante na adesão ao voto nas autárquicas

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, expressou confiança na adesão ao voto nas eleições autárquicas, após ter exercido o seu direito de voto em Molares, Celorico de Basto, no distrito de Braga. Em declarações aos jornalistas, o chefe de Estado afirmou não estar preocupado com a abstenção, considerando que a campanha foi “muito mexida e participada”. Marcelo sublinhou que a participação dos jovens nas últimas eleições legislativas foi crescente e acredita que este padrão se repetirá a nível local.

“Os jovens mostraram um interesse crescente nas últimas eleições. Não há razões para que, nas autárquicas, onde conhecem melhor os candidatos, não haja um aumento na adesão ao voto”, afirmou. O Presidente destacou ainda que as últimas eleições autárquicas, realizadas em 2021, ocorreram num contexto em que a pandemia da covid-19 ainda influenciava a participação dos cidadãos.

Marcelo Rebelo de Sousa também enfatizou a relevância das eleições de hoje, especialmente num momento em que “os problemas locais ganham muito relevo, devido ao dinheiro que está aí para ser gasto”. O chefe de Estado referiu que nunca houve um número tão elevado de listas candidatas, conforme indicado pela Comissão Nacional de Eleições, e que uma parte significativa dos fundos disponíveis provém da União Europeia.

“Os próximos quatro anos serão decisivos. Ou aproveitamos este dinheiro, que se traduz em milhares de milhões de euros, ou corremos o risco de desperdiçá-lo”, alertou. Ao ser questionado sobre a possibilidade de os cidadãos votarem diretamente nas Comissões de Coordenação e Desenvolvimento Regional (CCDR), Marcelo foi cauteloso, lembrando que já existe uma forma de votação indireta através das Assembleias Municipais.

Quanto à Lei das Autarquias, o Presidente não se pronunciou sobre possíveis alterações, mas reafirmou a importância das Assembleias Municipais no processo democrático. “Se houver uma alteração da lei que me chegue até ao fim do meu mandato, pronunciar-me-ei”, disse.

Leia também  Empresas planeiam aumentar investimento em inteligência artificial

Este é o último mandato de Marcelo Rebelo de Sousa como Presidente da República. Embora não tenha avançado com datas concretas para as próximas eleições, mencionou que a sua inclinação é para o dia 18 de janeiro.

As eleições autárquicas decorrem entre as 08:00 e as 19:00, com 9.303.840 eleitores inscritos para escolher os órgãos dirigentes de 308 câmaras municipais, 308 assembleias municipais e 3.221 assembleias de freguesia. Em 37 freguesias, o executivo será escolhido em plenários de cidadãos, devido ao número reduzido de votantes.

Leia também: A importância da participação cívica nas eleições autárquicas.

adesão ao voto adesão ao voto adesão ao voto Nota: análise relacionada com adesão ao voto.

Leia também: Prejuízo nas contas públicas de Macau em setembro devido a apoios sociais

Fonte: Sapo

Não percas as principais notícias e dicas de Poupança

Não enviamos spam! Leia a nossa política de privacidade para mais informações.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Back To Top