As mesas de voto para as eleições autárquicas em Portugal abriram hoje às 08:00, tanto no continente como na Madeira. Os cidadãos vão escolher os dirigentes dos municípios e freguesias para os próximos quatro anos. As urnas permanecerão abertas até às 19:00. Nos Açores, as mesas de voto abrirão e fecharão uma hora depois, devido à diferença horária.
Mais de 9,3 milhões de eleitores estão habilitados a votar nestas eleições autárquicas, conforme os dados do recenseamento disponibilizados pela Secretaria-Geral do Ministério da Administração Interna (MAI). Dos 9.303.840 eleitores inscritos, 9.262.722 são cidadãos nacionais. Além disso, 18.319 eleitores são estrangeiros da União Europeia (UE) e 22.799 são de fora da UE, todos recenseados em território nacional.
Os eleitores terão a tarefa de escolher os órgãos dirigentes de 308 Câmaras Municipais, 308 Assembleias Municipais e 3.221 Assembleias de Freguesia, o que implica a utilização de três boletins de voto. É importante notar que 37 freguesias optarão por escolher o seu executivo em plenários de cidadãos, uma vez que têm até 150 votantes.
Após estas eleições autárquicas, serão restituídas 302 freguesias que haviam sido agregadas ou extintas pela reforma administrativa de 2013. Este processo resultará na desagregação de 135 uniões de freguesia, aumentando assim o número total para 3.258 freguesias em Portugal. O Corvo, por sua vez, é o único concelho que não possui Junta de Freguesia, sendo as suas competências geridas pela Câmara Municipal.
No total, 1.584 listas de partidos, coligações e grupos de cidadãos estão a concorrer às Câmaras Municipais, 1.519 às Assembleias Municipais e 9.764 listas para as Assembleias de Freguesia, segundo as informações mais recentes da Secretaria-Geral do MAI.
Leia também: O impacto das eleições autárquicas na gestão local.
eleições autárquicas Nota: análise relacionada com eleições autárquicas.
Leia também: Autárquicas 2025: Resultados e Implicações para os Partidos
Fonte: Sapo





