Cabo Verde fez história ao garantir a sua primeira qualificação para o Mundial de Futebol 2026, um feito que provocou uma onda de euforia no Estádio Nacional e em todas as ilhas do arquipélago. A vitória por 3-0 sobre Essuatíni, a última classificada do grupo D de qualificação africana, selou o destino da seleção, os ‘Tubarões Azuis’.
“É um sentimento de enorme alegria. A nossa geração tentou e hoje os nossos filhos estão a chegar lá. É uma grande satisfação”, afirmou João Vieira, um dos 15 mil espectadores que encheram o estádio. Os golos que garantiram a vitória foram marcados por Dailon Livramento, Willy Semedo e Stopira, que asseguraram o primeiro lugar do grupo com 23 pontos, quatro à frente dos Camarões, que empataram 0-0 com Angola.
O Mundial 2026, que será realizado entre 11 de junho e 19 de julho, contará com jogos nos Estados Unidos, Canadá e México. Cabo Verde poderá tornar-se o menor país a participar numa fase final, superando Trindade e Tobago, e o segundo menos populoso, apenas atrás da Islândia.
Após o apito final, a celebração foi contagiante. Os suplentes saltaram do banco e o plantel festejou em campo, enquanto o público vibrava com gritos e danças. O adepto Kleider Dias expressou a sua alegria: “Agora, no Mundial, é continuar a sonhar até onde pudermos. Tomara encontremos um Brasil, Alemanha ou Portugal. Os melhores. Queremos estar com os melhores”.
Paulino Dias, que também assistiu ao jogo, destacou a importância deste momento: “Esta passa a ser uma das três datas mais importantes da história de Cabo Verde, depois do Dia da Independência e do Dia da Democracia”. Com uma diáspora de cerca de 1,5 milhões de pessoas, Cabo Verde tem muitos adeptos nos Estados Unidos, onde se realizarão muitos dos jogos do Mundial.
O sorteio dos adversários na fase final está agendado para 5 de dezembro, em Washington. A celebração foi tão intensa que escolas, serviços públicos e várias empresas pararam para apoiar a seleção, graças à tolerância de ponto concedida pelo Governo.
A festa não termina no estádio. Cabo Verde é um país de música e todos prometem continuar a celebração até tarde. Com esta qualificação, Cabo Verde torna-se a 19.ª seleção a assegurar um lugar no Mundial 2026, juntando-se aos anfitriões EUA, Canadá e México. Além disso, é o terceiro estreante a garantir uma vaga, ao lado da Jordânia e do Uzbequistão, e a sexta nação africana a apurar-se, juntando-se a Marrocos, Tunísia, Egito, Argélia e Gana.
Leia também: Cabo Verde e a sua diáspora celebram a qualificação histórica.
Cabo Verde Mundial 2026 Cabo Verde Mundial 2026 Cabo Verde Mundial 2026 Cabo Verde Mundial 2026 Cabo Verde Mundial 2026 Nota: análise relacionada com Cabo Verde Mundial 2026.
Leia também: Sporting vence Benfica e conquista quinta Supertaça de voleibol
Fonte: ECO





