O núcleo duro da direção do PSD, conhecido como Comissão Permanente, vai reunir-se na próxima terça-feira de manhã, apenas dois dias após a significativa vitória nas eleições autárquicas de domingo. A reunião está agendada para as 10:30 num hotel em Lisboa e, segundo uma nota à imprensa, a primeira vice-presidente do partido, Leonor Beleza, deverá fazer declarações à comunicação social no final do encontro.
Este órgão é composto pelo presidente do PSD e atual primeiro-ministro, Luís Montenegro, pelos seis vice-presidentes do partido, pelo secretário-geral e líder parlamentar Hugo Soares, e pelo coordenador nacional autárquico Pedro Alves, que participa como convidado. Embora não tenham sido divulgados os temas a serem discutidos, a reunião assume uma importância especial, dado o contexto da vitória autárquica.
O PSD obteve um resultado expressivo, elegendo 136 presidentes de câmara, de acordo com os resultados provisórios do Ministério da Administração Interna. Deste total, 109 concelhos serão governados com maioria absoluta, com 78 presidentes eleitos em listas exclusivamente do PSD e 58 em coligações, incluindo 44 em listas da Aliança Democrática (AD), composta apenas pelo CDS-PP.
Com cerca de 1,9 milhões de votos e uma percentagem de 34,31% do total, o PSD não só conquistou mais 22 câmaras em relação às eleições de 2021, como também superou o PS em número de câmaras e freguesias, o que lhe permitirá liderar a Associação Nacional dos Municípios Portugueses (ANMP) e a Associação Nacional de Freguesias (Anafre), um dos objetivos traçados por Luís Montenegro.
Além de manter as câmaras de Lisboa e Cascais, o PSD recuperou o Porto, Vila Nova de Gaia e Sintra, e também venceu em Guimarães, um bastião tradicional do PS. Contudo, o partido perdeu algumas capitais de distrito em comparação com 2021, passando a liderar agora sete, em vez das nove câmaras que detinha anteriormente. O PSD ficou sem os bastiões de Bragança e Viseu, assim como as câmaras de Coimbra e Faro, embora tenha conquistado Beja pela primeira vez.
Nas autárquicas de 10 de outubro, o PS ficou em segundo lugar, conseguindo 126 câmaras, além de duas em coligação com o Livre e o PAN. Os Grupos de Cidadãos elegeram 20 presidentes de câmara, enquanto a CDU conquistou 12. O CDS-PP elegeu seis presidentes de câmara, e o Chega conseguiu vitórias em três concelhos.
Leia também: O impacto das eleições autárquicas na política nacional.
vitória autárquicas PSD vitória autárquicas PSD vitória autárquicas PSD vitória autárquicas PSD vitória autárquicas PSD Nota: análise relacionada com vitória autárquicas PSD.
Leia também: Trump inicia negociações para acordo de paz em Gaza
Fonte: ECO





