A Meta anunciou, esta terça-feira, um reforço das medidas de segurança no Instagram, focando-se nas contas de adolescentes. Esta atualização visa filtrar conteúdos relacionados com tendências virais que possam ser considerados potencialmente prejudiciais. A mudança surge um ano após a introdução das contas para adolescentes, que são atribuídas por predefinição a utilizadores entre os 13 e os 18 anos.
Anteriormente, a regulação das contas já excluía conteúdos de natureza sexual e imagens explícitas. Agora, a empresa irá ocultar publicações que contenham linguagem ofensiva e desafios arriscados, bem como conteúdos que possam incitar a comportamentos nocivos. Capucine Tuffier, responsável pelos assuntos públicos e proteção infantil na Meta, afirmou que a empresa está a “adicionar uma barreira adicional por predefinição para os adolescentes”, especialmente em relação a conteúdos sensíveis.
Inicialmente, estas novas regras serão implementadas nos Estados Unidos, Canadá, Reino Unido e Austrália, com planos de expansão para outros países nos próximos meses. A Meta baseou a sua decisão na classificação “PG-13”, utilizada no cinema norte-americano, que alerta os pais sobre a idade mínima para assistir a determinados conteúdos. Contudo, não existe uma lista exaustiva de temas que possam levar à atribuição deste rótulo.
Além disso, a Meta introduziu uma funcionalidade que permite aos pais impor restrições adicionais sobre os conteúdos que os adolescentes podem visualizar. Denominada “conteúdo limitado”, esta opção impede os jovens utilizadores de ver, escrever ou receber comentários em publicações. A partir do próximo ano, esta funcionalidade também irá restringir ainda mais as conversas que os adolescentes podem ter com Inteligência Artificial (IA).
Estas atualizações surgem num contexto de crescente preocupação sobre os efeitos negativos das redes sociais e da IA generativa, refletindo a necessidade de um ambiente online mais seguro para os jovens. Leia também: Como as redes sociais estão a mudar a forma como comunicamos.
segurança no Instagram segurança no Instagram segurança no Instagram segurança no Instagram Nota: análise relacionada com segurança no Instagram.
Leia também: Despedimentos em Portugal após fim do PRR preocupam ministro
Fonte: ECO





