Agosto de 2025 foi um mês notável para o turismo em Portugal, com os aeroportos a registarem um novo recorde ao movimentar 7,8 milhões de passageiros, um aumento de 5,2% em comparação com o mesmo mês do ano anterior. Os dados foram divulgados esta terça-feira pelo Instituto Nacional de Estatística (INE).
Desde o início do ano, os números têm sido impressionantes, com máximos mensais históricos a serem alcançados em todos os meses, exceto em fevereiro. No total, entre janeiro e agosto, o número de passageiros aeroportos subiu 4,9%, atingindo 49,8 milhões.
No entanto, o aeroporto de Lisboa, um dos mais movimentados do país, apresentou o crescimento mais modesto, com um aumento de apenas 3,1%, totalizando 22,45 milhões de passageiros. Em contraste, o aeroporto de Faro destacou-se com um crescimento de 6,8%, alcançando 7,3 milhões de passageiros, enquanto o Porto registou um aumento de 5,5%, com 11,34 milhões de passageiros.
O Reino Unido mantém-se como o principal país de origem e destino para os voos em Portugal, com um crescimento de 2,7% nos passageiros desembarcados e 2,5% nos embarcados desde o início do ano. França ocupa a segunda posição, embora tenha registado um ligeiro decréscimo. Os outros países que completam o top 5 são Espanha, Alemanha e Itália, com destaque para o crescimento significativo nos passageiros desembarcados provenientes da Alemanha e Itália, que aumentaram 8,1% e 10,4%, respetivamente.
Embora o movimento de carga e correio tenha caído em agosto, com 20,5 mil toneladas movimentadas (menos 1,4% do que em agosto de 2024), o crescimento no acumulado do ano é positivo, com um aumento de 2,1% para 168,8 mil toneladas. O aeroporto de Lisboa continua a ser responsável pela maior parte deste movimento, representando 78,1% do total, com 131,8 mil toneladas, um aumento de 3,3% em relação ao ano anterior. Nas restantes infraestruturas, registou-se uma diminuição de 1,8% até agosto.
Leia também: O impacto do turismo na economia portuguesa.
passageiros aeroportos passageiros aeroportos passageiros aeroportos passageiros aeroportos Nota: análise relacionada com passageiros aeroportos.
Leia também: Bruxelas multa Gucci, Chloé e Loewe em 157 milhões de euros
Fonte: ECO





