Aumento de 1% no preço da luz regulada em 2026

A Entidade Reguladora dos Serviços Energéticos (ERSE) apresentou, esta quarta-feira, uma proposta que prevê um aumento médio de 1% nos preços regulados da eletricidade para o ano de 2026. Esta alteração afetará os consumidores que permanecem no mercado regulado, que, segundo dados de agosto de 2025, somam mais de 820 mil clientes.

De acordo com o comunicado da ERSE, as tarifas transitórias de venda a clientes finais em Baixa Tensão Normal (BTN) terão uma variação média de 1% em 2026. Para um casal sem filhos, a fatura mensal média passará a ser de 36,84 euros, enquanto um casal com dois filhos verá a sua conta aumentar para cerca de 95,12 euros. Este aumento traduz-se em 20 cêntimos mensais para o primeiro grupo e 37 cêntimos para o segundo.

Além do aumento proposto, a ERSE também anunciou que as tarifas de acesso às redes, que fazem parte do preço da eletricidade, subirão 3% para o segmento doméstico. Por outro lado, os segmentos de maior tensão, que geralmente atendem a indústrias e empresas, verão uma redução nas tarifas de acesso, com uma diminuição de 3,2% e 0,9%, respetivamente.

Os consumidores que optam pelo mercado liberalizado, que totalizavam mais de 5,7 milhões no final de agosto de 2025, verão o preço final da eletricidade variar consoante as tarifas de acesso às redes e a componente de energia adquirida pelos comercializadores. A margem de comercialização também desempenha um papel importante na definição do preço da luz.

Para 2026, os consumidores com tarifa social, tanto no mercado regulado como no liberalizado, beneficiarão de um desconto de 33,8%. Este desconto foi aprovado pelo Governo e é calculado com base nos preços de venda a clientes finais do mercado regulado.

Leia também  Consumidores dos EUA ajustam consumo, revela CFO da P&G

A proposta da ERSE será agora submetida ao parecer do Conselho Tarifário (CT), que deverá emitir a sua avaliação até 15 de novembro. A ERSE terá até 15 de dezembro para tomar a decisão final sobre o aumento do preço da luz.

Leia também: O impacto das tarifas de acesso nas contas de eletricidade.

preço da luz preço da luz preço da luz Nota: análise relacionada com preço da luz.

Leia também: Sustentabilidade como fator competitivo: a visão da CHEP

Fonte: ECO

Não percas as principais notícias e dicas de Poupança

Não enviamos spam! Leia a nossa política de privacidade para mais informações.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Back To Top