A Comissão Europeia está a colaborar com o Banco Europeu de Investimento (BEI) para disponibilizar 1,3 milhões de casas novas ou renovadas na União Europeia. A presidente da Comissão, Ursula von der Leyen, fez este anúncio durante a cerimónia do Pacto de Autarcas da UE 2025, onde destacou a crise habitacional como uma “fonte de ansiedade” para muitos europeus.
Ursula von der Leyen sublinhou que “estamos a trabalhar com o BEI para apoiar os esforços locais na criação de 1,3 milhões de casas na UE”. A responsável referiu que, para muitos cidadãos, o lar se tornou sinónimo de dívida e incerteza. “Há estudantes que abandonam os estudos por não conseguirem encontrar alojamento, e profissionais como enfermeiros e professores que não conseguem pagar para viver nas comunidades que servem”, lamentou.
A presidente da Comissão Europeia frisou que este é um “desafio europeu que deve ser enfrentado em conjunto”. No âmbito deste esforço, foi lançado este ano o Plano Europeu para Habitação Acessível, que visa permitir mais espaço para habitação acessível, ajustando as regras de auxílios estatais. “Daremos às comunidades a flexibilidade necessária para construir mais casas a preços acessíveis”, concluiu.
A Comissão Europeia reconhece os desafios da crise habitacional em países como Portugal, onde os preços das casas e das rendas têm aumentado de forma significativa. Este plano é uma resposta antecipada para promover a habitação a preços acessíveis, incluindo financiamento e ajudas estatais, bem como limites ao alojamento local.
A habitação é uma competência dos Estados-membros, mas a União Europeia está a intensificar os esforços para abordar esta questão premente. Em março passado, o BEI e a Comissão Europeia lançaram um Plano de Ação para apoiar a habitação, que inclui um portal único para prestar aconselhamento e financiamento. Este plano prevê investimentos de cerca de dez mil milhões de euros nos próximos dois anos, com o objetivo de facilitar o acesso a casas na UE.
Leia também: O impacto da crise habitacional em Portugal.
casas na UE casas na UE casas na UE Nota: análise relacionada com casas na UE.
Leia também: Clece/South vence concurso de handling em aeroportos portugueses
Fonte: ECO





