Inflação na zona euro sobe para 2,2% em setembro de 2025

A inflação na zona euro registou uma subida significativa em setembro, alcançando os 2,2%, comparativamente aos 2% do mês anterior. Esta informação foi confirmada pelo Eurostat, que destaca que este aumento coloca novamente a inflação acima da meta de 2% estabelecida pelo Banco Central Europeu (BCE).

Analisando os principais componentes da inflação, os serviços apresentaram a maior taxa anual em setembro, fixando-se em 3,2%, ligeiramente acima dos 3,1% de agosto. Este setor contribuiu com 1,49 pontos percentuais para a taxa total. Os preços dos alimentos, álcool e tabaco também se mantiveram elevados, com uma taxa de 3%, embora tenha diminuído em relação aos 3,2% do mês anterior. Por outro lado, os bens industriais não energéticos mantiveram-se estáveis em 0,8%, enquanto o setor da energia apresentou uma queda, com uma taxa de -0,4%, em comparação com os -2% de agosto. Este último teve um impacto negativo de 0,03 pontos percentuais na inflação.

Quando se excluem os preços da energia e dos alimentos não transformados, que são mais voláteis, a inflação subjacente na zona euro fixou-se em 2,4%. Este valor foi revisto em alta em 0,1 pontos percentuais face à estimativa inicial divulgada no início do mês.

Em termos de variações anuais, a Roménia registou a taxa de inflação mais elevada, com 8,6%, seguida pela Estónia com 5,3% e pela Croácia e Eslováquia, ambas com 4,6%. Por outro lado, as taxas mais baixas foram observadas no Chipre, que se manteve em 0,0%, e na França, com 1,1%. Itália e Grécia apresentaram taxas de 1,8%, enquanto Portugal ficou ligeiramente acima, com uma inflação de 1,9%.

Comparando com agosto, o Eurostat indica que a inflação anual desacelerou em oito Estados-membros, manteve-se estável em quatro e aumentou em quinze. Este cenário reflete a complexidade do ambiente económico na zona euro, onde a inflação continua a ser um tema central nas discussões sobre políticas monetárias.

Leia também  Ageas Community Champions: dez projetos premiados em 2025

Leia também: O impacto da inflação na economia portuguesa.

inflação zona euro inflação zona euro inflação zona euro inflação zona euro inflação zona euro Nota: análise relacionada com inflação zona euro.

Leia também: Novas regras para criptoativos promovem estabilidade em Portugal

Fonte: ECO

Não percas as principais notícias e dicas de Poupança

Não enviamos spam! Leia a nossa política de privacidade para mais informações.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Back To Top