Trump processa New York Times por difamação de 12,8 mil milhões

Donald Trump, o ex-Presidente dos Estados Unidos, apresentou uma nova queixa por difamação contra o jornal The New York Times, exigindo uma indemnização de 15 mil milhões de dólares, cerca de 12,8 mil milhões de euros. Este processo foi submetido na quinta-feira à noite num tribunal da Florida, após um juiz federal ter rejeitado uma ação anterior.

A queixa, que se estende por 40 páginas, visa não só o jornal, mas também três dos seus jornalistas e a editora responsável por um livro escrito por dois dos jornalistas processados. Segundo o documento, as alegações de Trump centram-se em “numerosas declarações difamatórias, falsas e maliciosas” que teriam sido feitas em dois artigos e no referido livro.

Os advogados de Trump contestam especificamente o conteúdo que discute as origens da sua fortuna, afirmando que as publicações do New York Times têm prejudicado a sua reputação. A quantia exigida é significativa e reflete a gravidade com que Trump considera as alegações. A primeira ação judicial, que também visava quatro jornalistas, foi rejeitada por um juiz que considerou as queixas “fastidiosas” e sem clareza.

O juiz Steven D. Merryday, responsável pela decisão, descreveu a intenção de Trump como “decididamente imprópria e inadmissível”, pedindo ainda que os advogados revissem o texto da queixa, limitando-se a 40 páginas. A nova versão da queixa exclui alguns comentários políticos, incluindo referências à vitória eleitoral de Trump em 2024.

Na nova ação, Trump afirma que as declarações do New York Times e dos jornalistas “difamam e menosprezam injustamente a reputação profissional arduamente conquistada pelo Presidente Trump”. A porta-voz do New York Times, Danielle Rhoades Ha, reagiu à queixa, considerando-a infundada e sem mérito. Ela afirmou que esta ação é uma tentativa de silenciar o jornalismo independente e de gerar atenção mediática, garantindo que o New York Times não se deixará intimidar.

Leia também  Trump sugere que guerra na Ucrânia acabaria com embargo ao petróleo russo

Esta nova queixa de Trump levanta questões sobre a liberdade de imprensa e o papel dos media na sociedade. O caso poderá ter repercussões significativas, não apenas para o ex-Presidente, mas também para o jornalismo em geral. Leia também: A influência de Trump na política americana.

Trump New York Times Trump New York Times Trump New York Times Trump New York Times Trump New York Times Nota: análise relacionada com Trump New York Times.

Leia também: Tarifas de Trump não afetam comércio global, revela estudo da DHL

Fonte: ECO

Não percas as principais notícias e dicas de Poupança

Não enviamos spam! Leia a nossa política de privacidade para mais informações.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Back To Top