José Luís Carneiro alerta para populismo no congresso europeu

O secretário-geral do Partido Socialista (PS), José Luís Carneiro, fez um alerta sobre o crescente risco do populismo e da demagogia na Europa durante o Congresso do Partido Socialista Europeu (PSE), que decorre em Amesterdão. Carneiro sublinhou que os partidos sociais-democratas precisam de apresentar “soluções concretas” para enfrentar este desafio.

“Os valores da social-democracia na Europa enfrentam um dos desafios mais importantes da sua história”, afirmou o líder socialista português. Ele destacou que a polarização social e política, bem como a fragmentação das sociedades, estão a ameaçar a confiança nas instituições democráticas. Este fenómeno, segundo Carneiro, já não é apenas uma questão nacional, mas sim uma questão global, organizada e com métodos de ação coordenados.

Para o secretário-geral do PS, o “melhor antídoto” contra o populismo passa pela continuidade do trabalho conjunto entre os partidos socialistas europeus. Ele defendeu que as propostas políticas devem centrar-se na paz, no desenvolvimento e numa economia “baseada no conhecimento, sustentável e inclusiva”. “Devemos ter soluções concretas e comuns para resolver os problemas das pessoas e ser capazes de trazer esperança e melhores perspetivas à vida dos nossos cidadãos. Só assim é possível travar populismos e extremismos”, frisou Carneiro.

Entre as prioridades que o líder do PS destacou estão a habitação, o emprego, a saúde, os transportes e a mobilidade, a qualidade do espaço público e a participação dos cidadãos. Estas áreas são fundamentais para garantir uma resposta eficaz aos desafios que a sociedade enfrenta atualmente.

Carneiro também enfatizou a importância da defesa do multilateralismo e das relações transatlânticas, assim como a cooperação com África e a América Latina. Citando o antigo presidente da Comissão Europeia, Jacques Delors, ele sublinhou a visão europeísta que deve guiar a ação dos socialistas. Esta estratégia deve promover a “competição que estimula, a cooperação que fortalece e a solidariedade que une”.

Leia também  OpenAI altera direitos de autor para vídeos com IA

À margem do congresso, José Luís Carneiro manteve reuniões bilaterais com o primeiro-ministro espanhol e líder do PSOE, Pedro Sánchez, e com o líder do SPD alemão, Lars Klingbeil, reforçando a importância da colaboração entre os partidos socialistas na luta contra o populismo.

Leia também: A importância da social-democracia na Europa contemporânea.

populismo Nota: análise relacionada com populismo.

Leia também: Protesto de norte-americanos em Lisboa contra Trump

Fonte: Sapo

Não percas as principais notícias e dicas de Poupança

Não enviamos spam! Leia a nossa política de privacidade para mais informações.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Back To Top