Impostos indiretos em Portugal atingem máximo da década

O Governo português prevê que o peso dos impostos indiretos, que incluem IVA, ISP, IUC, ISV, Selo, Tabaco e Bebidas açucaradas e alcoólicas, aumente de 52,1% em 2024 para 52,9% em 2025. Este aumento não se fica por aqui, uma vez que se espera que, em 2026, este valor suba novamente para 53,5%, igualando assim o máximo registado em 2021, conforme noticiado pelo Público.

Nos últimos dez anos, a evolução das receitas fiscais das administrações públicas tem demonstrado oscilações significativas, mas o peso dos impostos indiretos tem mantido uma tendência de crescimento, sempre acima dos 50%. Para 2025, o Governo estima um aumento de 4,8% nos impostos diretos e um considerável aumento de 8,4% nos impostos indiretos. Em 2026, as previsões apontam para subidas de 2,6% e 5,1%, respetivamente.

Além do aumento dos impostos indiretos, a proposta de Orçamento do Estado para 2026 levanta preocupações entre os economistas, especialmente no que diz respeito ao crescimento das despesas com salários e pensões. A despesa com pessoal e prestações sociais, onde as pensões representam uma parte significativa, deverá aumentar 11,8% em apenas dois anos. Especialistas alertam que este aumento é “imenso” e pode tornar o exercício orçamental mais arriscado, como referem fontes do Jornal Económico.

Estes dados revelam a crescente dependência do Estado português em relação aos impostos indiretos, o que pode ter implicações importantes para a economia e para os cidadãos. A gestão fiscal será, portanto, um tema central nos próximos anos, à medida que o Governo tenta equilibrar receitas e despesas.

Leia também: O impacto dos impostos na economia portuguesa.

Leia também: Governo implementa IMI para barragens e energias renováveis

Fonte: ECO

Não percas as principais notícias e dicas de Poupança

Não enviamos spam! Leia a nossa política de privacidade para mais informações.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Back To Top